sábado, 2 de maio de 2009

Jo 6,60-69 - Sábado daTerceira semana da Páscoa


Jesus tem palavras de vida

Preparo-me para a Leitura Orante, invocando o Espírito Santo e pedindo-lhe que me ilumine:

Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.



1. Leitura (Verdade): O que diz o texto do dia?
No mês de maio, convido Maria para estar comigo neste momento de encontro com a Palavra. Leio atentamente o texto: Jo 6,60-69, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.


Muitos seguidores de Jesus ouviram isso e reclamaram:
- O que ele ensina é muito difícil! Quem pode aceitar esses ensinamentos?
Não disseram nada a Jesus, mas ele sabia que eles estavam resmungando contra ele. Por isso perguntou:
- Vocês querem me abandonar por causa disso? E o que aconteceria se vocês vissem o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim alguns de vocês não crêem.
Jesus disse isso porque já sabia desde o começo quem eram os que não iam crer nele e sabia também quem ia traí-lo. Jesus continuou:
- Foi por esse motivo que eu disse a vocês que só pode vir a mim a pessoa que for trazida pelo Pai.
Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais. Então ele perguntou aos doze discípulos:

- Será que vocês também querem ir embora?
Simão Pedro respondeu:
- Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou.

Observo as expressões mais significativas.
Os seguidores de Jesus achavam difícil o que ele ensinava.
E comentavam isto entre si. As palavras do Mestre não entravam nos esquemas conhecidos. E o ouviam com preconceito, suspeita e rejeição. Pior ainda, com descrença. Jesus então, lhes pergunta se eles querem abandoná-lo. Fala-lhes do Espírito de Deus que dá a vida. Dia ainda que desde o começo sabia que um deles o trairia. O evangelista diz que, por causa disto, muitos que o seguiam o abandonaram. Foi quando o Mestre perguntou aos discípulos: "Será que vocês também querem ir embora?" Simão Pedro, líder como era, tomou a palavra e fez um belo ato de fé: "Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou".


2. Meditação (Caminho):
O que o texto diz para mim, hoje?
Hoje, são muitos os que também tem preconceito, duvidam e abandonam Jesus. Alguns assumem a postura de Pedro. De que lado estou?




3.Oração (Vida):
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração de Pedro:
"O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou".

Para ser fiel peço a proteção de Maria, fazendo a minha consagração a ela.
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como filho(a) e propriedade vossa. Amém.


4.Contemplação (Vida e Missão):
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Serei instrumento do Espírito para ajudar as pessoas a crerem em Jesus Cristo. Levo para meu dia a certeza da Conferência de Aparecida: "Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências."
(Doc. Aparecida, 14).


Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.