segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jo 14,21-26 - Como provar o amor a Jesus?

Quinta Semana da Páscoa

LEITURA ORANTE
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando ao Espírto Santo:
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade): O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto: Jo 14,21-26


Disse Jesus: - A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou: - Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é? Jesus respondeu: - A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou. - Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.


Observo pessoas, palavras, relações. Neste texto aparecem Jesus e Judas. Conversam sobre os mandamentos. Jesus diz que observá-los é amar a Ele. Amar a Jesus é garantia de ser amado pelo Pai. E mais, fala de um Mestre, um Auxiliador, o Espírito Santo que estará ensinando e recordando o Evangelho. Em síntese: é preciso amar para entender as coisas de Deus. E não existe amor sem observância dos mandamentos.



2. Meditação (Caminho)






O que o texto diz para mim, hoje? Sou discípulo/a e missionário/a de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida. Testemunho este amor na vida concreta, cumprindo os mandamentos que Ele sintetiza em “amar a Deus” e “amar o próximo”.

3.Oração (Vida)






O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, espontaneamente e concluo:Espírito santificador, a ti consagro a minha vontade:Ajuda-me a dizer sim ao Projeto de Deus para a minha vida.Dá-me a fortaleza.Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)






Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo”(Diretrizes CNBB 2008-2009, no 21). Como vou vivê-lo na missão?Meu novo olhar me leva a ver e tratar as pessoas com o amor com que eu gostaria de ser tratada/o.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.