sexta-feira, 19 de junho de 2009

Jo 19,31-37 - Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

O Diretório sobre a Piedade Popular, da Congregação para o Culto Divino de dezembro de 2001, afirma:
"A sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Além da celebração litúrgica, muitas outras expressões de piedade têm por objeto o Coração de Cristo. Não tem dúvida de que a devoção ao Coração do Salvador tem sido, e continua a ser, uma das expressões mais difundidas e amadas da piedade eclesiástica. Entendida à luz da Sagrada Escritura, a expressão "Coração de Cristo" designa o mesmo mistério de Cristo, a totalidade do seu ser, a sua pessoa considerada no seu núcleo mais íntimo e essencial..."
(Diretório sobre a Piedade Popular, 166).
Portanto, hoje é Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
Preparo-me para a Leitura Orante rezando:
Coração Divino de Jesus,
eu vos ofereço, por meio do Coração Imaculado de Maria,
Mãe da Igreja,Rainha dos Apóstolos,
em união ao Sacrifício Eucarístico,
todas as minhas ações, orações, alegrias
e sofrimentos deste dia,
em reparação dos pecados
e pela salvação de todos as pessoas,
para a glória de Deus Pai. Amém.


1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio atentamente Jo 19,31-37.
Então os líderes judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos que tinham sido crucificados e mandasse tirá-los das cruzes. Pediram isso porque era sexta-feira e não queriam que, no sábado, os corpos ainda estivessem nas cruzes. E aquele sábado era especialmente santo. Os soldados foram e quebraram as pernas do primeiro homem que tinha sido crucificado com Jesus e depois quebraram as pernas do outro. Mas, quando chegaram perto de Jesus, viram que ele já estava morto e não quebraram as suas pernas. Porém um dos soldados furou o lado de Jesus com uma lança. No mesmo instante saiu sangue e água. Quem viu isso contou o que aconteceu para que vocês também creiam. O que ele disse é verdade, e ele sabe que fala a verdade. Isso aconteceu para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem: "Nenhum dos seus ossos será quebrado." E em outro lugar as Escrituras Sagradas dizem: "Eles olharão para aquele a quem atravessaram com a lança."
Neste texto, Jesus, na cruz, revela seu grande amor ao ser atingido no seu coração pela lança do soldado. Por isso, a espiritualidade do Coração de Jesus é a espiritualidade do amor. Quem vive esta devoção reconhece o amor íntimo e profundo com que Deus o ama e dá a vida por ele, e responde com amor. Um amor solidário e reparador. Do coração de Jesus nasceu a Igreja, cuja missão é testemunhar o amor de Jesus em todos os lugares e tempos.
Como têm lembrado freqüentemente os papas, a devoção ao Coração de Cristo tem um sólido fundamento na Escritura. Jesus, (...) apresenta-se a si mesmo como mestre "manso e humilde de Coração" (Mt 11, 29). Pode-se dizer que do lado de Cristo atravessado pela lança, brotou sangue e água, símbolo do "sacramento admirável de toda a Igreja". (Cf Diretório sobre a Piedade Popular, da Congregação para o Culto Divino. Vaticano, Dezembro de 2001).
O texto de São João que narra a apresentação das mãos e do lado de Cristo aos discípulos (Cfr. Jo 20, 20) e o convite dirigido por Cristo a Tomé para que estendesse a sua mão e a introduzisse no seu lado (Cfr. Jo 20 27), tiveram também um influxo notável na origem e no desenvolvimento da piedade eclesiástica ao Sagrado Coração.


2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Santo Agostinho diz:
"A entrada é acessível: Cristo é a porta.
Também se abriu para você quando o seu lado foi aberto pela lança.
Lembra o que dali saiu; portanto olha por onde pode entrar.
Do lado do Senhor pendurado que morria na Cruz saiu sangue e água quando foi aberto pela lança.
Na água está a sua purificação, no sangue a sua redenção."


3. Oração (Vida)
O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
No Coração de Jesus existe tudo o que precisamos: fortaleza para os fracos, coragem para os tímidos, luz e conselho para os hesitantes; e para todos: humildade, paz, caridade e alegria de viver". (Santa Paula Frassinetti)Rezo agora com muita consciência e fé a Ladainha do Coração de Jesus, que se encontra na Capela Virtual, no seguinte endereço:http://www.paulinas.org.br/capelavirtual/index2.htm


4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Só pode ser um olhar de amor que se doa, como o de Jesus.
Doce Coração de Jesus que tanto nos amais, fazei que vos amemos cada vez mais.
Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o vosso Reino.
Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.