domingo, 16 de agosto de 2009

Lc 1, 39-56 - Maria é elevada ao céu

Preparo-me para a Leitura Orante invocando o Espírito Santo.
1. Leitura ( Verdade)
Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
- Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse. A Canção de Maria Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador. Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações. Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias. Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo. Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre. Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa.

2. Meditação (Caminho)
O texto bíblico me faz refletir sobre esta santidade a partir das palavras de Isabel, prima de Maria: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre... Bem-aventurada és tu porque acreditaste". Hoje é o dia da vocação à vida consagrada. O " sim" de Maria ao Projeto de Deus se transformou em atitude de vida.
Assim vivem os consagrados, religiosos e religiosas. Eles têm a fé como referência de vida e vivem expressando o amor de Deus, dando Jesus ao mundo, como Maria. Você também é uma pessoa consagrada a Deus pelo Batismo. Assim, como pessoa leiga ou consagrada, como vive a sua doação a Deus?
3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:

Espírito vivificador,

a ti consagro o meu coração:

aumenta em mim o amor a Jesus,

Vida da minha vida.

Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

"Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo"(Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2009, no 21).

Sou uma pessoa convocada, como Maria, a levar Jesus aos demais. Meu novo olhar é para iluminar as pessoas para irem ao encontro de Jesus.