domingo, 15 de março de 2015

Jo 3, 14-21 - Diálogo de Jesus com Nicodemos

Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos os internautas
que se encontram neste momento de oração:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós.

1.Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
- Leio atentamente, na Bíblia, o Evangelho do dia: Jo 3,14-21.

Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.
- Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus.
Nicodemos era do partido fariseu, uma autoridade entre os judeus. Neste texto, Jesus conversa com  ele. Nicodemos é um discípulo secreto de Jesus. Por isso, vai visitá-lo à noite.  Jesus lhe diz que "os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz". Mas, se referia à luz da verdade, à fé no Filho de Deus. Os fariseus observavam estritamente a Lei. Tinham tendência a desprezar os que não observavam ou não conseguiam observar as complicadas leis. A estes consideravam pecadores. Jesus frequentemente discutia com os fariseus e condenava sua hipocrisia e legalismo. O diálogo entre eles é um convite à conversão. Nicodemos e cada um de nós precisa optar e decidir: crer ou não. A escolha não pode ser pela metade. Jesus fala de “julgamento”. Na verdade, ele não julga ninguém, nem condena. Cada pessoa é que se julga, a partir de suas escolhas: a favor ou contra a vida.

2. Meditação(Caminho)
  - O que a Palavra diz para mim? O que o texto diz para mim, hoje?
Tenho diante de mim a liberdade de escolha. Jesus diz que quem pratica o mal está distante da luz. Escolho durante o meu dia, as trevas ou a luz?
Os bispos, em Aparecida, na 5ª Conferência, disseram: "Jesus, o Bom Pastor, quer nos comunicar a sua vida e se colocar a serviço da vida. Vemos como ele se aproxima do cego no caminho (cf. Mc 10,46-52), quando dignifica a samaritana (cf. Jo 4,7-26), quando cura os enfermos (cf. Mt 11,2-6), quando alimenta o povo faminto (cf. Mc 6,30-44), quando liberta os endemoninhados (cf. Mc 5,1-20). Em seu Reino de vida Jesus inclui a todos: come e bebe com os pecadores (cf. Mc 2,16), sem se importar que o tratem como comilão e bêbado (cf. Mt 11,19); toca leprosos (cf. Lc 5,13),  deixa que uma prostituta unja seus pés (cf. Lc 7,36-50) e, de noite, recebe Nicodemos para convida-lo a nascer de novo (cf. Jo 3,1-15). Igualmente, convida a seus discípulos à reconciliação (cf. Mt 5,24), ao amor pelos inimigos (cf. Mt 5,44) e a optarem pelos mais pobres (cf. Lc 14,15-24)." (DAp 353)

3. Oração (Vida)
 - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda a Igreja: 
Oração da CF 2015
Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo,
vós conduzis a Igreja, servidora da vida,
nos caminhos da história.
A exemplo de Jesus Cristo
e ouvindo sua palavra
que chama à conversão,
seja vossa Igreja testemunha viva de
fraternidade
e de liberdade, de justiça e de paz.
Enviai o vosso Espírito da verdade
para que a sociedade se abra
à aurora de um mundo justo e solidário,
sinal do Reino que há de vir.
Por Cristo Senhor nosso.
Amém!

4. Contemplação (Vida/ Missão)
 - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero olhar o mundo hoje, com o olhar de Jesus:  viver e propor a todos a verdadeira vida. Como o Evangelho sugere, vou procurar a luz "vivendo de acordo com a verdade" .

I. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br


Nenhum comentário: