quinta-feira, 27 de julho de 2023

Mt 13,10-17 - Enxergar e ouvir todas as expressões de Deus


Leitura Orante

Santuário de Aparecida
Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
rezando com todos que se encontram neste espaço

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Senhor,
Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho.
Fazei-nos missionários,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida, intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários. Amém!

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? Lemos atentamente,  o texto: Mt 13,10-17, e observamos a pedagogia de Jesus.

 Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
 Naquele tempo, 10 os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11 Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12 Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13 É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14 Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15 Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16 Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”

Refletindo
Jesus usa uma forma simples para falar de verdades fundamentais. Usa, com frequência, parábolas. Estas histórias estão em perfeita concordância com o método judeu de ensino no templo e na sinagoga. Os escribas e os doutores da Lei faziam grande uso das parábolas e da linguagem figurada. A parábola utilizada por Jesus servia para clarear seus ensinamentos e anunciar o Reino. O povo simples entendia.
  
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Deus continua falando a nós, ao mundo de diversas formas. Muitos são os sinais, os acontecimentos, as parábolas, os testemunhos. Ele nos fala mediante a Palavra, do grande milagre da Eucaristia, a natureza, as outras pessoas. Existe um conto judaico para explicar o sentido pedagógico da parábola. Vale recordar.

"Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas. Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, porque estás tão abatida? - perguntou a Parábola.
- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.
Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda à parte onde passava era bem acolhida.
- Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada”.

Não é assim que o mundo apresenta e “vende” suas ideias? Como apresentamos as verdades da fé? Como apresentamos os valores? 
Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram de sinais evidentes da presença de Deus: "Sinais evidentes da presença de Deus são: a experiência pessoal e comunitária das bem-aventuranças, a evangelização dos pobres, o conhecimento e cumprimento da vontade do Pai, o martírio pela fé, o acesso de todos aos bens da criação, o perdão mútuo, sincero e fraterno, aceitando e respeitando a riqueza da pluralidade e a luta para não sucumbir à tentação e não ser escravos do mal." (DAp 383).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo 35(36)

Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!

1. Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, / chega às nuvens a vossa verdade. / Como as altas montanhas eternas / é a vossa justiça, Senhor. – R.

2. Quão preciosa é, Senhor, vossa graça! † Eis que os filhos dos homens se abrigam / sob a sombra das asas de Deus. / Na abundância de vossa morada, / eles vêm saciar-se de bens. / Vós lhes dais de beber água viva, / na torrente das vossas delícias. – R.

3. Pois em vós está a fonte da vida, / e em vossa luz contemplamos a luz. / Conservai aos fiéis vossa graça, / e aos retos, a vossa justiça! – R.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Como vamos vivê-lo na missão? Queremos captar - enxergar e ouvir - todas as mensagens de Deus em cada momento, em cada situação.

Bênção 
 - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.