segunda-feira, 24 de julho de 2023

Mt 12,38-42 - Hoje, um dia cheio de sinais de Deus!

LEITURA ORANTE


Preparamo-nos para a Leitura Orante rezando juntos:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Vem, ó Espírito Santo, e dá-me um coração novo. 
Dá-me um coração puro, treinado no amor, 
um coração grande, 
aberto à tua silenciosa e potente palavra inspiradora, 
um coração grande e forte, 
para a todos amar, 
a todos servir, com todos sofrer; 
um coração feliz de palpitar com o coração de Deus.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? 
Lemos atentamente, o texto: Mt 12,38-42.

Então alguns mestres da Lei e alguns fariseus disseram a Jesus 
- Mestre, queremos ver o senhor fazer um milagre. 
Jesus respondeu: 
- Como as pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês estão me pedindo que faça um milagre, mas o milagre do profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado. Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas. No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão.

Refletindo
Os mestres da lei e fariseus queriam ver um milagre de Jesus. E ele censura este tipo de pedido pois, não precisava fazer milagres para demonstrar sua missão. Na verdade, quem não quer se converter sempre arruma desculpas e motivos como fizeram os mestres e fariseus. A cada dia, temos milhares de sinais de Deus. Mas, muitos preferem ficar dormindo, ou seja, fechados em seu mundo para não enxergar. 

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para nós, hoje? 
Devemos fortificar nossa fé e não sair em busca das obras, milagres ou sinais de Deus. Cremos na Pessoa de Jesus Cristo e com ele vêm a nós todos os bens, tudo que é necessário para a nossa salvação. 
Na Conferência de Aparecida, os Bispos afirmaram: 
Meditando
"O encontro com Cristo, graças à ação invisível do Espírito Santo, realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja. Com as palavras do papa Bento XVI repetimos com certeza: “A Igreja é nossa casa! Esta é nossa casa” Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo! Quem aceita a Cristo: Caminho, Verdade e Vida, em sua totalidade, tem garantida a paz e a felicidade, nesta e na outra vida!”(Discurso em Aparecida, 12 de maio de 2007). (DAp 246).

3.Oração (Vida) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus? 

Rezamos, espontaneamente, e concluímos com o Salmo 49(50)

A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

1. “Reuni à minha frente os meus eleitos, / que selaram a Aliança em sacrifícios!” / Testemunha o próprio céu seu julgamento, / porque Deus mesmo é juiz e vai julgar. – R.

2. Eu não venho censurar teus sacrifícios, / pois sempre estão perante mim teus holocaustos; / não preciso dos novilhos de tua casa / nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. – R.

3. “Como ousas repetir os meus preceitos / e trazer minha Aliança em tua boca? / Tu, que odiaste minhas leis e meus conselhos / e deste as costas às palavras dos meus lábios! – R.

4. Diante disso que fizeste, eu calarei? / Acaso pensas que eu sou igual a ti? / É disso que te acuso e repreendo, / e manifesto essas coisas aos teus olhos. – R.

5. Quem me oferece um sacrifício de louvor, / este, sim, é que me honra de verdade. / A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.” – R.

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? 
Nosso novo olhar é para 
descobrir os sinais de Deus no nosso dia.

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp