sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Lc 1,46-56 - O magnífico canto de Maria

LEITURA  ORANTE


"A minha alma anuncia a grandeza do Senhor"
Em união com todos que se encontram neste ambiente de oração
iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a

Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais! 
Vem saciar nossa sede de Paz!  

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento, 
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!  
2.   Ó vem, como chega a chuva no chão   
Trazendo fartura de vida e de pão!  
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou   
Só tua palavra nos salva Senhor!  
4.   Ó vem, como chega a carta querida   
Bendito carteiro do Reino da Vida!  
5.   Ó vem, como chega o filho esperado   
Caminha conosco Jesus Bem amado!  
6.   Ó vem, como chega o Libertador   
Das mãos do inimigo nos salva Senhor




1. Leitura (Verdade)
O que a Palavra diz?
Lemos atentamente o texto do Evangelho do Dia, 
 Lc 1,46-56

Naquele tempo,
46
Maria disse:
"A minha alma engrandece o Senhor,
47
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48
porque olhou para a humildade de sua serva.
Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
49
porque o Todo-poderoso
fez grandes coisas em meu favor.
O seu nome é santo,
50
e sua misericórdia se estende, de geração em geração,
a todos os que o temem.
51
Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os soberbos de coração.
52
Derrubou do trono os poderosos
e elevou os humildes.
53
Encheu de bens os famintos,
e despediu os ricos de mãos vazias.
54
Socorreu Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia,
55
conforme prometera aos nossos pais,
em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre".
56
Maria ficou três meses com Isabel;
depois voltou para casa.
Palavra da Salvação.


Refletindo
O hino cantado por Maria é um louvor a Deus que fez tudo. Ela é a serva que representa Israel. O cântico é totalmente bíblico, cheio de citações do Antigo Testamento. Do cântico de Ana, no Antigo Testamento (1Sm 2,1-10), Maria retoma: o tema da maternidade, a lembrança dos poderosos e dos humildes, a mudança da situação, a santidade de Deus, a atenção para a humilhação e o cumprimento das promessas. Perpassa todo o cântico o reconhecimento da bondade de Deus.

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Perguntamo-nos: podemos também cantar este Magnificat de Maria? Podemos fazer nosso este cântico? Quem pode cantá-lo hoje?

Meditando
Recordo a palavra dos Pastores da Igreja na América Latina e Caribe que disseram em Aparecida: "Maria, que “conservava todas estas recordações e meditava em seu coração” (Lc 2,19; cf. 2,51), ensina-nos o primado da escuta da Palavra na vida do discípulo e missionário. O Magnificat “está inteiramente tecido pelos fios da Sagrada Escritura, os fios tomados da palavra de Deus. Assim, se revela que nela a Palavra de Deus se encontra de verdade em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade. Ela fala e pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus. Além disso, assim se revela que seus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, que seu querer é um querer junto com Deus. Estando intimamente penetrada pela Palavra de Deus, Ela pode chegar a ser mãe da Palavra encarnada”. (DAp 271).

3. Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? 
Rezamos com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da bondade de Deus, cantando
O Canto de Maria do Povo - Pe. Zezinho, scj:

Minh’alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Olhou para mim com tanto amor 
Que me escolheu, me elegeu e me quis.
E de hoje em diante eu já posso prever,
Todos os povos vão me bendizer
O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim
O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz


Maria carrega o Salvador porque Deus faz, 
sempre cumpre o que diz
E quando os povos aceitam lei passa de pai para filho seu dom
Das gerações Ele é mais do que rei, ele é Deus pai, ele é bom 

Minh’alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Olhou para mim com tanto amor 
Que me escolheu, me elegeu e me quis.
O orgulhoso Ele sabe dobrar, o poderoso Ele sabe enfrentar
O pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará


O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz
Maria carrega o Salvador porque Deus faz,
sempre cumpre o que diz
Quem tem demais qualquer dia vai ver o que é ter fome e não ter
pra comer
Quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá


Minh’alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Meu povo já sente o seu amor, Ele promete, Ele cumpre o que diz
Aos nossos pais Ele um dia jurou
Ele é fiel e jamais enganou, estamos perto da era do amor
Bendito seja o Senhor.


O Canto de Maria do Povo - Pe. Zezinho,scj -  COMEP.

4. Contemplação(Vida/ Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Terei no olhar a bondade de Deus que se manifesta para todas as pessoas.
 Farei como Maria, o meu Cântico de louvor a Deus. Lembrarei muitas vezes: "Minh'alma dá glórias ao Senhor".


Bênção 

Bênção de Natal do Papa Francisco
Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém, 
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos: 
para as crianças e os idosos, 
para os jovens e as famílias, 
para os pobres e os marginalizados. 
Nascido para nós, 
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença. 
Em nome do Pai, ......Amém