quarta-feira, 5 de junho de 2019

Jo 17,11b-19 - Que todos sejam um!



Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 
Semana de Oração  2019:
TEMA: "Procurarás a Justiça, nada além da justiça (Dt 16,11-20)"


Preparamo-nos para a Leitura Orante fazendo com todos  a oração:


Oração

Deus do caminho reto, dá-nos sabedoria 
para distinguir o certo do errado.

Que nossos corações sejam guiados pela honestidade 
e em nossos lábios haja a verdade.

Dá-nos coragem para sermos verdadeiros mesmo 
quando outros se voltam contra nós.

Protege-nos contra o desejo de espalhar ideias enganosas; 
ao contrário, ajuda-nos a ser agentes de unidade e paz, 
levando boas novas para todas as pessoas.

Assim oramos em nome de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.




1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 17,11b-19, e observamos as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.
Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.
Refletindo
Jesus fala ao Pai, na sua oração, por aqueles que ele chamou e com eles formou seu grupo de apóstolos. Aqueles que Ele enviou em missão. Ele deseja que o coração dos seus seguidores sejam cheios da sua alegria. Pede ao Pai que os guarde do Maligno. Mais ainda: entrega-se em favor dos seus seguidores.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, para nós, hoje?
Aprendemos de Jesus Mestre a orar ao Pai e fazemos nossas as suas intenções: rezamos em favor dos que seguem Jesus. 
Meditando
Estando na Semana de Oração pela Unidade dos cristãos, recordamos as palavras dos bispos, Na Conferência de Aparecida: A compreensão e a prática da eclesiologia de comunhão nos conduz ao diálogo ecumênico. A relação com os irmãos e irmãs batizados de outras Igrejas e comunidades eclesiais é um caminho irrenunciável para o discípulo e missionário, pois a falta de unidade representa um escândalo, um pecado e um atraso do cumprimento do desejo de Cristo: “para que todos sejam um, como tu, Pai,estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste” (Jo 17,21).(DAp 227).

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com todos, e, se possível, com o grupo com o qual trabalhamos, na comunidade ou em  família, a Oração da Unidade:
Pai Nosso...

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso olhar quer hoje traduzir o desejo de diálogo com o diferente e descobrir a presença de Deus nas mais diversas situações e pessoas. Com os bispos, na Conferência de Aparecida, reconhecemos:
“Faz mais de quarenta anos que o Concílio Vaticano II reconheceu a ação do Espírito Santo no movimento pela unidade dos cristãos. Desde então, temos colhido muitos frutos. Neste campo, necessitamos de mais agentes de diálogo e melhor qualificados.”(DAp 231).

Bênção

Jesus disse :
Vós sois o sal da terra.
Vós sois a luz do mundo.
Que a vossa luz brilhe diante dos outros,
a fim de que vendo vossas boas obras, eles glorifiquem o vosso Pai
que está no céu.
Amém

Ir. Patrícia Silva, fsp
irpatricias@gmail.com