domingo, 26 de janeiro de 2020

Mt 4,12-23 - Conversão e seguimento

Saudação
- A nós, neste ambiente virtual, que buscamos a Palavra,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 4, 12-23
Ao saber que João tinha sido preso,Jesus voltou para a Galileia.
Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum,que fica às margens do mar da Galileia,no território de Zabulon e Neftali,para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:'Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar,região do outro lado do rio Jordão,Galileia dos pagãos!
O povo que vivia nas trevas viu uma grande luze para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz.Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo:'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos:Simão, chamado Pedro, e seu irmão André.
Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.Jesus disse a eles: 'Segui-me,e eu farei de vós pescadores de homens.'Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos:Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João.
Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes.Jesus os chamou.Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai,e o seguiram.
Jesus andava por toda a Galileia,ensinando em suas sinagogas,pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
Refletindo

Jesus escolhe Cafarnaum pra morar. Mateus recorda que isso é o para que se cumpra a Escritura, em Isaías que fala da luz que brilha na escuridão. A mensagem que passa a pregar é de conversão: "arrependam-se". O Reino de Deus é o núcleo da sua pregação. Começa também a formar sua equipe de missão. Chama Pedro e André, dois pescadores. e mais dois pescadores; Tiago e João. O texto diz que "imediatamente" ou, "no mesmo instante", deixaram as redes, o pai e o barco e foram com Jesus. A profissão de pescadores se transforma na missão de salvar pessoas para o Reino."Ir" com Jesus, ou "segui-lo" significa ser fiel a ele. Aqui nasce a espiritualidade do seguimento.

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?  O que o texto nos diz no momento? Nossa vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Vivemos a conversão, ou seja, temos um coração novo?

Meditando
A Conferência de Aparecida nos recorda: “No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação.” (DAp 351).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?

Oração pelas vocações
Pai de misericórdia,
que destes o vosso Filho pela nossa salvação e
sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito,
concedei-nos comunidades cristãs vivas,
fervorosas e felizes,
que sejam fontes de vida fraterna e
suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e
à evangelização.
Sustentai-as no seu compromisso de
propor uma adequada catequese vocacional e
caminhos de especial consagração.
Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional,
de modo que, em tudo,
resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso.
Maria, Mãe e educadora de Jesus,
interceda por cada comunidade cristã, para que,
tornada fecunda pelo Espírito Santo,
seja fonte de vocações autênticas
para o serviço do povo santo de Deus.
Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual nosso  novo olhar a partir da Palavra? Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos viver a conversão: eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. 

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp