LEITURA ORANTE
Mês Vocacional - Dia da Vocação Cristã do Leigo
freepik
Fazemos a Leitura Orante, rezando com todos os que se encontram
neste espaço de oração:
neste espaço de oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
O Papa Francisco falou dos "santos ao pé da porta". Quando ele falou da santidade “ao pé da porta”, ele se referia aos que vivem perto de nós e comunicam a presença de Deus. Mas falou também da "porta estreita" pela qual devemos passar. Qual será ela? Vejamos nesta Leitura.
O Papa Francisco falou dos "santos ao pé da porta". Quando ele falou da santidade “ao pé da porta”, ele se referia aos que vivem perto de nós e comunicam a presença de Deus. Mas falou também da "porta estreita" pela qual devemos passar. Qual será ela? Vejamos nesta Leitura.
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente: Lc 13,22-30 - A porta estreita
22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti e tu ensinaste em nossas praças!’ 27 Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28 Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”.
Compreendendo o texto
A vida cristã não é possível para pessoas acomodadas e medíocres. É exigente. Jesus diz isto quando nos fala da porta estreita como caminho para a vida. Porta estreita é renunciar a algo que me parece prazeroso, mas de consequências negativas que podem prejudicar a mim ou a outras pessoas. Porta estreita pode ser fechar-me a propostas fascinantes mas que não são transparentes, ocultando corrupção, desvios, más intenções. Porta estreita pode ser renunciar a querer apenas me beneficiar, excluindo outras pessoas de participar de bens que Deus concedeu a todos. Porta estreita é manter-me em silêncio para não criticar nem julgar as pessoas com quem convivo. Jesus não fala de uma grande avenida. Ele próprio é o Caminho. Olhemos para sua prática e aprenderemos por onde devemos passar. Não mudemos de Caminho para não corrermos o risco de perder o endereço e assim, também nós nos perdermos. Nem nos deixemos fascinar pelas portas amplas e escancaradas. Elas podem ser atraentes, mas nos conduzir ao engano e não, a Deus.
2. Meditação (Caminho)
Fala-nos Jesus de atitudes cristãs que devem ser assumidas por qualquer pessoa que é batizada, entre elas, nós. Nada de mediocridade. Seguir Jesus Cristo implica também a cruz, solidariedade e prece de uns pelos outros.
Meditando
O Papa Francisco, no dia 21 de agosto de 2022, dizia palavras simples sobre o que consiste passar pela porta estreita:
Meditando
O Papa Francisco, no dia 21 de agosto de 2022, dizia palavras simples sobre o que consiste passar pela porta estreita:
"Escolher a porta estreita de Jesus
Pensemos concretamente nos gestos de amor diários que realizamos com dificuldade: nos pais que se dedicam aos filhos fazendo sacrifícios e abrindo mão do tempo para si mesmos; nos que cuidam dos outros e não apenas dos próprios interesses, quantas pessoas são assim, boas; nos que se dedicam ao serviço dos idosos, dos mais pobres e dos mais frágeis; nos que trabalham com afinco, suportando dificuldades e talvez incompreensões; nos que sofrem por causa da fé, mas continuam rezando e amando; nos que, em vez de seguir seus instintos, respondem ao mal com o bem, encontram a força para perdoar e a coragem para recomeçar.
Esses "são alguns exemplos de pessoas que não escolhem a porta larga de seu próprio conforto, mas a porta estreita de Jesus, de uma vida passada no amor".
Pensemos em nossas portas estreitas e rezemos uns pelos outros para seguir este caminho.
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, e, podemos ouvir ou fazer a oração, com o Pe. Zezinho:
Pe. Zezinho, scj
Por meus vizinhos
Lá no edifício
Lá no meu bloco
Na minha rua
No quarteirão
Por meus vizinhos
Dona Maria
Dona Francisca
Seu Fortunato
Seu Sebastião
Por meus vizinhos de casa e de bloco e de rua e de vila
Por meus vizinhos de casa e de bloco e de rua e de vida
Uma prece, uma prece, uma prece feliz
Ele são como eu
Tem problemas iguais
Tem os sonhos que eu tenho
Cada qual com seu jeito de ser
Se a vizinhança der certo
O meu país também vai
Por meus vizinhos e vizinhas
Esta prece a caminho do Pai
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é atento aos ensinamentos de Jesus, para discernir e escolher entre as portas que se abrirem, a porta estreita e caminhar com os santos "da porta ao lado".
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.