Páginas

sábado, 15 de novembro de 2025

Lc 21,5-19 - Ser vigilantes e se preparar - 16 de nov. - 33º Domingo do TC

LEITURA ORANTE

                                  freepik

Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que creem. 
Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Jesus Mestre, creio com viva fé
que estais aqui presente, junto de mim,
para indicar-me o caminho que leva ao Pai.
Iluminai minha mente, movei meu coração,
para que a Palavra produza em mim frutos de vida.

Pe. Zezinho,scj

Palavra de salvação somente o céu tem pra dar
Por isso meu coração se abre para escutar

Por mais difícil que seja seguir
Tua Palavra queremos ouvir
Por mais difícil de se praticar
Tua Palavra queremos guardar

Palavra de salvação somente o céu tem pra dar
Por isso meu coração se abre para escutar

Com Simão Pedro diremos também
Que não é fácil dizer sempre amém
Mas não há outro na terra e no céu
Mais companheiro, mais santo e fiel


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 21,5-19

Naquele tempo, 5 algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6 “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7 Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” 8 Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9  Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. 12 Antes, porém, que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13 Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14 Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15 porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16 Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17 Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18 Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19 É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Entendendo o texto
O Evangelho trata da  parusia, ou seja, da volta gloriosa de Jesus Cristo, no final dos tempos. Quanto à época, Jesus diz apenas: Dias virão”. Esta expressão era usada também pelos profetas para dizer um futuro indefinido. Depois descreve os fenômenos da natureza: "tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra". “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país.  Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu.  Antes, porém, que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; Serão julgados, mas não devem se preocupar porque "lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir". Através destes fenômenos cósmicos e sociais, Deus intervém na História. Nesta apresentação apocalíptica, a intenção de Jesus não é incutir medo nos discípulos, mas pretende convidá-los a permanecerem vigilantes e preparados para o encontro com o Senhor.
E Jesus garante: “Vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça.  É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!".

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram algo muito simples para estarmos vigilantes e preparados: É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda nossa vida na rocha da Palavra de Deus”. (DAp 247).
Nós nos interrogamos: Como nos alimentamos da Palavra? Fazemos a Leitura Orante e assumimos compromissos concretos a partir dela? Ouvimos com atenção a Palavra proclamada na comunidade? Comunicamos a Palavra aos demais?

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo: 97(98)

O Senhor virá julgar a terra inteira; / com justiça julgará.

1. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa / e da cítara suave! / Aclamai, com os clarins e as trombetas, / ao Senhor, o nosso rei! – R.

2. Aplauda o mar com todo ser que nele vive, / o mundo inteiro e toda gente! / As montanhas e os rios batam palmas / e exultem de alegria. – R.

3. Exultem na presença do Senhor, pois ele vem, / vem julgar a terra inteira. / Julgará o universo com justiça / e as nações com equidade. – R.


4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulo/as de Jesus.
Traremos no coração a certeza de que tudo que fazemos está nos preparando para o grande encontro com o Senhor.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
.


Ir. Patrícia Silva,fsp
                                              

Lc 18,1-8 - Deus faz justiça

LEITURA ORANTE




Graça e Paz a todos os que se reúnem aqui, 
 em torno da Palavra.

Começamos rezando  o Salmo 94:

- Venham, ó nações, ao Senhor cantar
- Ao Deus do universo, venham festejar 

- Seu amor por nós, firme para sempre 
- Sua fidelidade dura eternamente 

- Toda a terra aclame, cante ao Senhor 
- Sirva com alegria, venha com fervor 

- Nossas mãos orantes para o céu subindo 
- Cheguem como oferenda ao som deste hino 

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito 
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 18,1-8

 1 Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2 “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3 Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4 Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5 Mas essa viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!'” 6 E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz esse juiz injusto. 7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8 Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” 

Compreendendo o texto
A viúva de que Jesus fala no Evangelho, faz parte de um grupo bastante exposto a abusos legais, judiciais e jurídicos porque não podiam subornar, nem pagar. A viúva procurava o juiz pedindo justiça contra seu adversário. Mas, o juiz era iníquo. Não temia a Deus e nem respeitava as pessoas. Por isso não atendia o caso do julgamento daquela mulher. Mas, sentindo-se incomodado por tantos apelos da viúva, ele resolveu atendê-la. E Jesus comenta: se aquele juiz iníquo, para não ser incomodado, atendeu àquela mulher, muito mais e sem demora, Deus que é bom e justo, vai ajudar o seu povo. A fé e a confiança neste Deus justo e bom deve animar os que creem.


2.Meditação (Caminho)

O que diz o texto para nós?

Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "Na história do amor trinitário, Jesus de Nazaré, homem como nós e Deus conosco, morto e ressuscitado, nos é dado como Caminho, Verdade e Vida. No encontro de fé com o inaudito realismo de sua Encarnação, podemos ouvir, ver com nossos olhos, contemplar e tocar com nossas mãos a Palavra de vida (cf. 1 Jo 1,1), experimentamos que "o próprio Deus vai atrás da ovelha perdida, a humanidade doente e extraviada. Quando em suas parábolas Jesus fala do pastor que vai atrás da ovelha desgarrada, da mulher que procura a dracma, do pai que sai ao encontro de seu filho pródigo e o abraça, não se trata só de meras palavras, mas da explicação de seu próprio ser e agir"(DAp 242).

Disse o Papa Francisco:
"Podemos ser verdadeiramente “todos irmãos”: se pode parecer “uma utopia inatingível”, preferimos “acreditar que é um sonho possível”, porque é “o mesmo de Deus”. (Papa Francisco, 23 de outubro 2021).

E nos interrogamos: Deus para nós é este Juiz bondoso que vai ao encalço de quem se perdeu? A justiça de Deus é amor para todos. Sentimo-nos  pessoas amadas, acolhidas, ouvidas por Deus? Imitamos a Deus em nossa justiça?

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos cantando Milagres acontecem - Pe. Zezinho, scj

Milagres acontecem
Padre Zezinho, scj

Quando a força de um amor
Não basta pra fazer você sorrir

Quando a força de uma fé
Não basta pra fazer você feliz

Quando a dor da solidão
Dói tanto e tanto que você já não consegue nem pensar

Procure a oração
Procure a oração
Procure a oração
Procure a oração

Quando a força da canção
Não basta pra fazer você cantar

Quando a força da emoção
Não basta pra fazer você chorar

Quando a dor da solidão
Dói tanto e tanto que você já não consegue nem sonhar

Procure a oração (4 vezes)

Quando a dor de uma paixão
Algum momento mais cruel
Algum amor que não deu certo
Ameaçar seu coração

Procure a oração
Procure a oração

Milagres acontecem quando 
A gente reza e reza sem desanimar
E a paz é dos milagres 
O milagre mais bonito que se possa desejar
Milhares de pessoas encontraram 
A resposta no momento de oração
Milagres acontecem quando 
Pomos de joelho o coração

Milagres acontecem quando 
A gente reza e reza sem desanimar
E a paz é dos milagres 
O milagre mais bonito que se possa desejar
Milhares de pessoas encontraram 
A resposta no momento de oração
Milagres acontecem quando 
Pomos de joelho o coração

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulos/as missionários de Jesus?
Nosso olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, justo Juiz que nos ama e prepara o melhor para nós. Assim queremos e trabalhamos para todas as pessoas.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Ir. Patricia Silva, fsp