Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Lc 23,35-43– Solenidade de Cristo, Rei do Universo - 23 de novembro, domingo

LEITURA ORANTE
A solenidade de Cristo Rei marca o fim do ano litúrgico. 
Imagem do Deus invisível, Jesus nos convida a compreender sua realeza como salvação para as pessoas. Chegando à etapa final do ano jubilar da encarnação, hoje celebramos também o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e  
o início da Campanha para a Evangelização.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

- A nós todos, reunidos pela Palavra, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Oração a Cristo Rei do Universo
Glória a ti, Jesus Cristo, Rei do Universo,
Tu és o meu Senhor e o meu Deus.
Tu és o princípio e o fim de todas as coisas.
Em ti tudo é bom, tudo é perfeito.
Em ti o perdão é constante,
e o amor infinitamente eterno.
Em ti a misericórdia é sem fim,
e a fidelidade permanente.
Em ti não há temor,
porque a dor,
é vencida pelo amor.
Em ti existo,
sem ti,
nada sou.
Em ti confio,
em ti espero,
em ti caminho,
e vivo,
em ti repouso,
e descanso.
Tu és a rocha da minha salvação,
o sopro que me dá vida,
o alento que me enche,
a força que me move.
Em ti, sou coração!

Canto de aclamação à Palavra:
Pe. Zezinho, scj

Eu vim para escutar

Tua Palavra, tua Palavra
Tua Palavra de amor

Eu gosto de escutar

Eu quero entender melhor

O mundo inda vai viver

O mundo inda vai viver


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto - Lc 23,35-43 -  e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

Naquele tempo, 35  os chefes zombavam de Jesus, dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo se, de fato, é o Cristo de Deus, o escolhido!” 36 Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre 37 e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!” 38 Acima dele havia um letreiro: “Este é o rei dos judeus”. 39 Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!” 40 Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41 Para nós é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42 E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado”. 43 Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso”.

Compreendendo o texto
A cruz muda o sentido da história. Lucas lembra, neste texto, as palavras de Jesus na cruz, ao ladrão: “Você estará comigo no paraíso”. Ali estão dois malfeitores no mesmo tormento: um à direita e outro à esquerda de Jesus. Um expressa a zombaria, para ele não existe salvação. O outro abre-se à salvação pela fé. O “Lembre-se” que é dito por este, é comum se encontrar nos Salmos. Ao seu pedido “quando o Senhor vier...”  Jesus responde com a certeza:  hoje”. O céu, o paraíso pode acontecer "hoje" em nossas vidas. Para isso precisamos aceitar que Jesus Cristo esteja conosco, no nosso pensamento, no nosso querer e na nossa vida.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Podemos estar à direita ou à esquerda de Jesus.
Toda pessoa traz dentro de si a semente da vida plena.

O Papa Francisco falou sobre os dois ladrões crucificados com Jesus, destacando a importância da fé e do arrependimento do "bom ladrão" (Dimas) e a ironia de como ele "roubou" o paraíso, segundo o Papa Francisco. Ele também mencionou que o outro ladrão (Gestas) zombou de Jesus e, por isso, não alcançou a salvação, contrastando os dois destinos na cruz. 

Falando de Cristo Rei, o Papa Francisco falou sobre os dois ladrões crucificados com Jesus, destacando a importância da fé e do arrependimento do "bom ladrão" (Dimas) e a ironia de como ele "roubou" o paraíso. Ele também mencionou que o outro ladrão  zombou de Jesus e, por isso, não alcançou a salvação, contrastando os dois destinos na cruz. O Papa Francisco celebra a Solenidade de Cristo Rei como o encerramento do ano litúrgico, proclamando Jesus como Rei do universo, que não domina, mas serve e transforma o mundo com amor e perdão. Ele enfatiza que o reinado de Jesus é diferente do mundo terreno, focado na verdade, no serviço, na proximidade e na misericórdia, incentivando os fiéis, especialmente os jovens, a colocarem Jesus no centro de suas vidas.
vidas e a buscarem
Meditando
 Os bispos, em Aparecida, também falaram sobre isto:
“A Igreja peregrina vive antecipadamente a beleza do amor que se realizará no final dos tempos na perfeita comunhão com Deus e com os homens. Sua riqueza consiste em viver, já neste tempo, a “comunhão dos santos”, ou seja, a comunhão nos bens divinos entre todos os membros da Igreja, em particular entre os que peregrinam e os que já gozam da glória. Constatamos que em nossa Igreja existem numerosos católicos que expressam sua fé e sua pertença de forma esporádica, especialmente através da piedade a Jesus Cristo, a Virgem e sua devoção aos santos. Convidamos a esses a aprofundar sua fé e a participar mais plenamente na vida da Igreja recordando-lhes que “em virtude do batismo, estão chamados a ser discípulos e missionários em Jesus Cristo”. (DAp 160).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos  leva a dizer a Deus?
Rezamos com o bem-aventurado Alberione:
Invocações a
Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis
e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade,
tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito
como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.

Canto de compromisso:
Fortes na fé - Pe. Zezinho,scj, Cantores de Deus
Fortes na fé, anunciamos o poder da vida Fortes na fé, anunciamos que Jesus é Deus Fortes na fé, fortes na fé Profetizamos que Ele reinará Passem mil anos, passem dois mil anos Passe o que passar, Ele vai reinar Passem mil anos, passem dois mil anos Passe o que passar, Jesus Cristo reinará
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos reconhecer no nosso ambiente, nas pessoas com quem nos relaciono a presença de Jesus Cristo, vivendo a sua vida no  "hoje".

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp


Lc 18,35-43 - "Senhor, eu quero enxergar!"

LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra 
com todas as pessoas que se encontram neste ambiente.
 Rezamos e cantamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Pe. Zezinho, scj

Senhor e Criador que és nosso Deus Vem inspirar estes filhos teus Em nossos corações derrama tua paz E um povo renovado ao mundo mostrarás Sentimos que tu és a nossa luz Fonte do amor, fogo abrasador Por isso é que ao rezar em nome de Jesus Pedimos nesta hora, os dons do teu amor Se temos algum bem, virtude ou dom Não vem de nós, vem do teu favor Pois que sem ti ninguém Ninguém pode ser bom Só tu podes criar a vida interior Infunde, pois agora em todos nós Que como irmãos vamos refletir A luz do teu saber e a força do querer A fim de que possamos juntos construir E juntos cantaremos sem cessar Cantos de amor para te exaltar És Pai, és Filho e és Espírito de paz Por isso em nossa mente tu sempre reinarás Amém, aleluia

Ficai conosco, Senhor,
vós, que sois a própria Verdade como revelador do Pai,
iluminai nossas mentes com a vossa Palavra; 
ajudai-nos a sentir a beleza de crer em vós. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho, Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente  Lc 18,35-43.

35 Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36 Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37 Disseram-lhe que Jesus nazareno estava passando por ali. 38 Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39 As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40 Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41 “O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42 Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43 No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

Compreendendo o texto

A cura do cego de Jericó é carregada de simbolismo. No meio da multidão, mesmo cego, ele descobre Jesus. Depois, reconhece, com seu grito, o Messias. Isto contrasta com a cegueira dos discípulos que não conseguem dizer o mesmo. A cura que Jesus realiza devolvendo-lhe a visão é bastante significativa. Expressiva também é a confissão do cego, em três momentos. Primeiro reconhece o Messias. Depois chama Jesus de "Senhor". No terceiro momento, dá glória a Deus e segue Jesus. Estes três passos são um "itinerário de luz" para quem se converte. Ainda podemos pensar que para seguir Jesus é preciso estar com os olhos abertos, em constante discernimento. Depois, ter disposição para seguir Jesus e não outro caminho.

Outros, entre muitos textos, que falam de VER:
Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, com um pedido: "Senhor, queremos ver Jesus".
João 12,21

E, como podiam ver ali com eles o homem que fora curado, nada podiam dizer contra eles.
At 4,14

Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E os homens o levaram pela mão até Damasco.
At 9,8

Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo".
At 9,17

Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado
At 9,18

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Identificamo-nos com o cego de Jericó? Somos capazes de encontrar Jesus no meio da multidão do mundo de hoje? Vivemos o itinerário de luz do homem curado por Jesus?
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "O discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro"(DAp 146).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos e concluímos com a oração :

Ficai conosco, Senhor, 
acompanhai-nos, 
ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-vos. 
Ficai conosco, 
porque as sombras vão se tornando densas ao nosso redor, 
e vós sois a Luz; 
em nossos corações se insinua a desesperança, 
e vós nos fazeis arder com a certeza da Páscoa. 
Estamos cansados do caminho, 
mas vós nos confortais na fração do pão 
para anunciar aos nossos irmãos que na verdade vós ressuscitastes 
e nos destes a missão de ser testemunhas da vossa ressurreição.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulo/as de Jesus.
Nosso olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo: 
Senhor, eu quero enxergar de novo!

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp