segunda-feira, 28 de julho de 2025

Lc 12,13-21 - A vida é um dom. Não uma mercadoria - TC -18º Domingo

LEITURA ORANTE



- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Preparamo-nos para a Leitura, rezando
 com Santo Tomás de Aquino:
Concede-me, Senhor meu Deus,
uma inteligência que te conheça,
uma vontade que te busque,
uma sabedoria que te encontre,
uma vida que te agrade,
uma perseverança que te espere com confiança e
uma confiança que te possua, enfim. Amém.
Ave Maria....

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, o texto Lc 12,13-21, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
13Alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

 Compreendendo o texto
A questão que o homem, no meio da multidão, expõe, leva Jesus a esclarecer que ele não veio para resolver interesses pecuniários ou de dinheiro. Para que acumular? O Mestre mais ensina a dar e partilhar do que a reclamar direitos. E toca a raiz do que vicia as relações humanas: o ter. Um grande profeta de nosso tempo, padre Alfredinho, já no céu,  dizia que “o que divide a comunidade é o dinheiro”. E o Salmo 49, salmo sapiencial sobre a condição do homem, recorda que a riqueza não é um seguro de vida. O rico da história que Jesus conta é um bom exemplo de confiança nas riquezas. No seu monólogo revela que seu horizonte é bastante pequeno: esta vida! A isto responde Deus: “Seu tolo. Esta noite você vai morrer”. Rico para Deus é quem ajuda o próximo, como diz o livro dos Provérbios: “Quem se compadece do próximo empresta a Deus” (Pr 19,17).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?
Entramos em diálogo com o texto. 
Quais são nossas preocupações? Cuidamos de assegurar a nós e à nossa família uma vida digna ou nos preocupamos demais com o ter, acumular para o futuro. Acaso o ter para nós é como um “seguro de vida”? 
O nosso horizonte termina nesta vida ou a cada dia, vislumbramos o Reino que não tem fim?

Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: “Segundo a Doutrina Social da Igreja, “o objeto da economia é a formação da riqueza e seu incremento progressivo, em termos não só quantitativos, mas qualitativos: tudo é moralmente correto se está orientado para o desenvolvimento global e solidário do homem e da sociedade na qual vive e trabalha. O desenvolvimento, na verdade, não pode se reduzir a um mero processo de acumulação de bens e de serviços. Ao contrário, a pura acumulação, ainda que para o bem comum, não é uma condição suficiente para a realização de uma autêntica felicidade humana”. A empresa é chamada a prestar uma contribuição maior na sociedade, assumindo a chamada responsabilidade social-empresarial, a partir dessa perspectiva”. (DAp 69).

Na Laudato sì, o papa Francisco diz:
"Outros indicadores da situação atual têm a ver com o esgotamento dos recursos
naturais. É bem conhecida a impossibilidade de sustentar o nível atual de consumo dos países mais desenvolvidos e dos setores mais ricos da sociedade, onde o hábito de desperdiçar e jogar fora atinge níveis inauditos. Já se ultrapassaram certos limites máximos de exploração do planeta, sem termos resolvido o problema da pobreza".(LS 27).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos  SALMO 49 (48) *

A vida é dom, e não mercadoria

2       Escutem isto, povos todos; prestem atenção, habitantes do mundo,

3       plebeus e nobres, ricos e pobres:

4       Minha boca falará com sabedoria, e minhas reflexões serão inteligentes.

5    Vou abrir meu ouvido a um provérbio, ao som da lira proporei o meu enigma.

6       Por que vou temer os dias maus, quando os maus me cercam e espreitam,

7       eles que confiam na sua fortuna e se gloriam da sua riqueza imensa?

8     O homem não pode comprar seu próprio resgate, nem pagar a Deus o preço de si mesmo.

9         É tão caro o resgate da vida, que nunca bastará

10        para ele viver perpetuamente, sem nunca ver a cova.

11     Vejam: os sábios morrem, perecem junto com o imbecil e o insensato, deixando sua fortuna para outros.

12        O túmulo é sua morada perpétua e sua casa, de geração em geração, embora tenham dado o seu nome às terras!

13        O homem não permanece com seu esplendor, é como animal que perece.

14        Esse é o caminho dos que confiam em si, o destino dos homens satisfeitos.

15        São como rebanho destinado ao túmulo: a morte é o seu pastor, vão direto para a sepultura;

sua figura se desvanece, e o túmulo é a sua moradia.

16     Quanto a mim, Deus resgata a minha vida, tira-me das garras da morte, e me toma consigo.

17        Você, não se preocupe quando alguém enriquece, quando o luxo da casa dele se multiplica.

18        Quando ele morrer, nada levará, e seu luxo não descerá com ele.

19        Enquanto vivia, ele mesmo se felicitava: «Todos o aplaudem, pois tudo vai bem para você!»

20        Ele vai juntar-se aos antepassados, que nunca mais verão a luz.

21     O homem rico sem inteligência é como animal que perece!

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Dispomo-nos a dar e partilhar mais do que a reclamar direitos.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva, fsp






Mt 13,31-35 – Semente e fermento


LEITURA ORANTE

Preparamo-nos, 
em companhia de todos que fazem a leitura orante,
agradecendo por este momento:

Agradeço-te, meu Deus,
porque me chamaste,
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia, 
para aqui me encontrar contigo.
Dispõe o meu coração
na paz e na humildade
para poder ser por ti encontrado
e ouvir a tua Palavra.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 13,31-35 – A linguagem das parábolas

Aleluia, aleluia, aleluia.
Deus nos gerou pela Palavra da verdade / como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18).
.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus  
Naquele tempo, 31 Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32 Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. 33 Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. 34 Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35 para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.

Refletindo
Jesus usa dois símbolos simples e, ao mesmo tempo, ricos de conteúdo, nestas duas parábolas: a da semente de mostarda e a do fermento. Um homem planta a   semente. Uma mulher prepara a massa com o fermento. Símbolos muito simples, do quotidiano. E assim, falando do quotidiano, fala do Reino. Simplesmente porque o Reino de Deus está no meio de nós, no nosso dia-a-dia. Basta ter sensibilidade para percebê-lo e acolhê-lo.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós?
Percebemos no nosso dia-a-dia a presença do Reino de Deus?
Por exemplo: num sorriso, numa palavra, num gesto, num acontecimento?
Poderíamos até dizer que em tudo está presente o Reino de Deus, de forma simples, e, em potencial, como está na semente que vira árvore e no fermento que faz crescer a massa. Jesus veio instaurar o Reino.

Meditando
Os bispos, em Aparecida, refletiram assim sobre o Reino: "O Reino de vida que Cristo veio trazer é incompatível com essas situações desumanas. Se pretendemos fechar os olhos diante dessas realidades, não somos defensores da vida do Reino e nos situamos no caminho da morte: "Nós sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Aquele que não ama, permanece na morte" (1Jo 3,14). É necessário sublinhar "a inseparável relação entre o amor a Deus e o amor ao próximo", que "convida todos a suprimir as graves desigualdades sociais e as enormes diferenças no acesso aos bens". Tanto a preocupação por desenvolver estruturas mais justas como por transmitir os valores sociais do Evangelho, situam-se neste contexto de serviço fraterno à vida digna." (DAp 358)

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva  a dizer a Deus?
Rezamos  com o Deuteronômio (Dt 32)

Esqueceram o Deus que os gerou.

1. Da rocha que te deu à luz te esqueceste, / do Deus que te gerou não te lembraste. / Vendo isso, o Senhor os desprezou, / aborrecido com seus filhos e suas filhas. – R.

2. E disse: Esconderei deles meu rosto / e verei, então, o fim que eles terão, / pois tornaram-se um povo pervertido, / são filhos que não têm fidelidade. – R.

3. Com deuses falsos provocaram minha ira, / com ídolos vazios me irritaram; / vou provocá-los por aqueles que nem povo são, / através de gente louca hei de irritá-los. – R..

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, vamos descobrir no meio em que vivemos os sinais do Reino.

Bênção Bíblica

O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante
e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!’ (Nm 6,24-27).
Irmã Patrícia Silva, fsp