sábado, 10 de fevereiro de 2024

Mc 8,1-10 - O que levo a Jesus?

LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura Orante do Evangelho de hoje,
saudando a todos os que,
em todas as partes do mundo encontram-se com Deus 
pela Palavra.
- A todos nós que nos encontramos neste espaço,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!


Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
 oferecendo o nosso dia:

Jesus Mestre, eu vos ofereço o meu dia
com a mesmas intenções com que pregastes o Evangelho.
Seja tudo, só e sempre, para a glória de Deus e a paz dos homens
Jesus Verdade, que todas as pessoas vos conheçam!
Jesus Caminho, que as pessoas sigam vossas pegadas!
Jesus Vida, que todos vivam em vós!
Jesus Mestre, inspirai-nos com a vossa sabedoria
para que  possamos viver e transmitir palavras de salvação.
Que nossos pensamentos se inspirem no Evangelho,

e se tornem fontes de vossa luz
a iluminar as pessoas, nossos irmãos.
Amém.
 


1.Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz? Lemos o texto que vamos rezar: Mc 8,1-10.
Evangelho segundo Marcos
1 Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2 “Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. 3 Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”. 4 Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5 Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”. 6 Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7 Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8  Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9 Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10 Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

Refletindo
A multiplicação dos pães e peixes é narrada pelos quatro evangelistas. As narrativas mostram Jesus compadecido, ou seja, comovido com a multidão que era como ovelhas sem pastor. Jesus mandou o povo se sentar. Abençoou e partiu os pães e os repartiu aos discípulos, para que estes os distribuíssem ao povo. Envolveu a todos. Era o "banquete dos pobres", um banquete diferente,  não só porque todos comeram e ficaram saciados, mas porque todos partilharam o que traziam em suas mochilas, como fez o menino. O maior milagre foi abrir as mãos e fazer a comunhão fraterna. Jesus provocou a partilha, soube organizar e dividir com igualdade.
Quando assim é feito, ainda há sobras que não devem ser descartadas, mas recolhidas para alimentar mais gente. 

2.Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
O que este texto do evangelho nos diz? O que diz para a nossa comunidade? Para o nosso grupo? Para a nossa família?

Em primeiro lugar, nos diz que Jesus se preocupa e «sente compaixão» do homem todo: corpo e alma. 
Jesus não estalou os dedos para que aparecesse, como mágica, pão e peixe para todos. Ele perguntou o que eles tinham; convidou a partilhar o pouco que tinham: 7 pães e alguns peixinhos. 
Hoje, Ele faz a mesma coisa. A humanidade seria capaz de dar de comer a  bilhões de pessoas que passam fome. A fome não existiria se houvesse melhor distribuição, maior solidariedade e capacidade para partilhar. .

Meditando
Em Aparecida, na V Conferência, os bispos lembraram todo os tipos de fome e disseram como Jesus, a serviço da vida, libertou as pessoas. Dizem eles: 
"Jesus, o Bom Pastor, quer nos comunicar a sua vida e se colocar a serviço da vida. Vemos como ele se aproxima do cego no caminho (cf. Mc 10,46-52), quando dignifica a samaritana (cf. Jo 4,7-26), quando cura os enfermos (cf. Mt 11,2-6), quando alimenta o povo faminto (cf. Mc 6,30-44), quando liberta os endemoninhados (cf. Mc 5,1-20). Em seu Reino de vida Jesus inclui todos: come e bebe com os pecadores (cf. Mc 2,16), sem se importar que o tratem como comilão e bêbado (cf. Mt 11,19); toca nos leprosos (cf. Lc 5,13),  deixa que uma prostituta unja seus pés (cf. Lc 7,36-50) e, de noite, recebe Nicodemos para convidá-lo a nascer de novo (cf. Jo 3,1-15). Igualmente, convida a seus discípulos à reconciliação (cf. Mt 5,24), ao amor pelos inimigos (cf. Mt 5,44) e a optarem pelos mais pobres (cf. Lc 14,15-24). (DAp 353).

O que levo hoje a Jesus?
Sugere o Papa Francisco:
"Procuremos agora colocar-nos no lugar do menino. Os discípulos pedem-lhe que partilhe tudo o que tem para comer. Parece uma proposta sem sentido, aliás, injusta. Por que privar uma pessoa, sobretudo um menino, do que trouxe de casa e tem o direito de reservar para si? Por que tirar de uma pessoa o que não é suficiente para alimentar toda a gente? Humanamente, é ilógico. Mas para Deus não. Pelo contrário, graças a esse pequeno dom gratuito e, portanto, heroico, Jesus pode dar de comer a todos. Para nós é um grande ensinamento. Diz-nos que o Senhor pode fazer muito com o pouco que pomos à sua disposição. Seria bom perguntarmo-nos todos os dias: “O que levo hoje a Jesus?”. Ele pode fazer muito com uma nossa oração, com um nosso gesto de caridade para com os outros, até com uma das nossas misérias entregues à sua misericórdia. Demos nossa pequenez a Jesus, e Ele faz milagres. É assim que Deus gosta de agir: Ele faz grandes coisas a partir das pequenas, a partir das gratuitas".

3.Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
A Palavra leva-nos a cantar com o Pe. Zezinho

Senhor, dai pão

Senhor, dai pão a quem tem fome
E fome de justiça a quem tem pão
Dai-nos seguir a mesma estrada
Que termina onde todos são irmãos

Dai-nos fé, dai-nos amor
Dai-nos coragem de morrer
Para que os homens tenham
Medo de matar. 
Dai-nos fé, dai-nos amor, 
Dai um caminho para todos
Pois muitos já não sabem onde andar

Senhor, dai-nos paz que não é trégua
E voz que não reboa pra ferir,
Prudência pra falar primeiro, 
De nunca usar da força,
Mas de ouvir

Dai-nos fé, dai-nos amor
Dai-nos coragem de sorrir
Para que os outros tenham medo de odiar
Dai-nos fé, dai-nos amor
Dai um caminho para todos, pois muitos
Já não sabem mais amar

4. Contemplação (Vida e Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Acabamos de partilhar o pão da Palavra que a comunicação multiplicou. Resta-nos uma tarefa: recolher «os pedaços que sobraram», e fazer a Palavra chegar também a quem não participou do banquete. Como discípulo/a e missionário/a partimos agora para a bela tarefa de comunicar a mensagem, sugerindo esta reflexão a alguém próximo ou distante.


Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém

 
Ir. Patricia Silva, fsp
https://leituraorantedapalavra.blogdpot.com