quinta-feira, 18 de abril de 2024

Jo 6,44-51 - O Pão do céu

LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:

Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos o dom da sabedoria,
para que possamos avaliar todas as coisas
à luz do Evangelho e
ler nos acontecimento da vida
os projetos de amor do Pai.

1. Leitura (Verdade)
O que nos diz o texto do dia? 
Lemos atentamente: Jo 6,44-51, e observamos Jesus que fala do pão da vida.

Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: "Todos serão ensinados por Deus." E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.

Refletindo
Jesus afirma que quem crê, tem a vida eterna. Volta a dizer que é o pão da vida. Diz ainda que quem come deste pão tem a vida eterna.
Espírito de verdade, a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos. Que nós conheçamos Jesus Mestre e compreendamos o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?
Jesus nos questiona de novo sobre nossos alimentos. O que buscamos como alimento para nosso espírito, para nossa vida cristã? Como pessoas batizadas somos também convocados a uma missão. De que nos nutrimos para esta missão? Qual é a fonte que sacia nossa sede de vida? 

Meditando
Os bispos em Aparecida, disseram que a Eucaristia deve ser o centro da nossa vida: “Todas as comunidades e grupos eclesiais darão fruto na medida em que a Eucaristia for o centro de sua vida e a Palavra de Deus for o farol de seu caminho e de sua atuação na única Igreja de Cristo."  (DAp 180)

O Papa Francisco fala em diversas ocasiões da Eucaristia:
"A grandeza de Deus num pedaço de Pão. É assim, com simplicidade, que Jesus nos doa o maior dos sacramentos. Hoje encontramos a grandeza de Deus num pedaço de Pão, numa fragilidade que transborda amor, transborda partilha. Fragilidade é exatamente a palavra que eu gostaria de sublinhar. Jesus se torna frágil como o pão que se parte e se esmigalha. Mas é ali que está a sua força, na fragilidade. Na Eucaristia a fragilidade é força: força do amor que se faz pequeno para ser acolhido e não temido; força do amor que se parte e se divide para nutrir e dar vida; força do amor que se fragmenta para nos reunir na unidade." (Francisco, 3 junho 2021)

Segundo o Papa, "há outra força que se destaca na fragilidade da Eucaristia: a força de amar quem erra. É na noite em que ele é traído que Jesus nos dá o Pão da Vida".
"Na Eucaristia é Cristo que se oferece, que se dá por nós, que nos convida para que a nossa vida seja alimentada por Ele e alimente a vida de nossos irmãos. Cada vez que participamos de uma Eucaristia, Jesus vem e Jesus nos dá a força para amar como Ele amou". Francisco explica "a lógica da Eucaristia", que "nos dá a coragem de sair ao encontro, sair de nós mesmos e de nos abrirmos amorosamente aos demais". (papa Francisco, 03 julho2023).


3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos:

Espírito vivificador, a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

Rezamos cantando: Este pão

Este pão, que a gente chama: "Eucaristia"
É lembrança de uma ceia sem igual
Quem partiu aquele pão
Naquele dia
Partiu o pão
Partiu o pão
Partiu o pão
E dentro dele achou o céu
Achou o céu
Achou o céu

Este pão que a gente chama
"Eucaristia",
No deserto desta vida
É o novo maná.
Quem tem fome de justiça e de luz
Aproxime-se da mesa de Jesus!

(Pe. Zezinho,scj)

 4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
 Buscaremos alimentar nossa vida com o pão do céu e ver o mundo na ótica de Jesus Mestre.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Patricia Silva, fsp
(11)97334-0180
https://leituraorantedapalavra.blogspot.com