segunda-feira, 8 de julho de 2024

Mt 9,18-26 - Um toque com fé

LEITURA ORANTE

imagem:www.freepik.com

Estamos  aqui 
pensando no poder  e no amor de Deus e , então, 
nos preparamos
rezando:
Vem, Espírito Santo, aos nossos corações,
e concede-nos, por intercessão de Maria,
a graça de ler e reler as Escrituras.
Concede-nos, 
a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História
e a sua presença de misericórdia.
Amém.


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Nosso coração busca os sinais de Deus. Por isso
abrimos a nossa Bíblia e lemos Mt 9,18-26,  observando Jesus e as duas figuras femininas que aparecem.

Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse: 
- A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo. Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram. Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. Pois ela pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada." Jesus virou, viu a mulher e disse:
- Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.
E naquele momento a mulher ficou curada. Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música fúnebre e viu a multidão numa confusão geral, disse:
- Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo!
Então começaram a caçoar dele. Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região.
Refletindo
Neste trecho do Evangelho onde aparecem duas figuras femininas - a menina e a mulher-, podemos destacar dois elementos fundamentais: a fé e o toque, o contato com Jesus. Podemos dizer que são dois elementos indispensáveis para nosso relacionamento com Deus. A mulher tocou a barra da capa de Jesus. A menina foi tomada pela mão por Jesus e se levantou. Podemos "tocar" Jesus na sua Palavra que acolhemos lendo a Bíblia, o Evangelho, recebendo a Eucaristia e os outros sacramentos: Batismo, Penitência, Crisma...Podemos encontrá-lo pela fé.
Lembrar outros textos sobre o mesmo tema:
Um deles é o o encontro da mulher pecadora com Jesus, narrado no capítulo 8º de Lucas.  Ele diz a Simeão referindo-se a ela: "Você não derramou óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por essa razão, eu declaro a você “os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor. Aquele a quem foi perdoado pouco, demonstra 
pouco amor.»  E Jesus disse à mulher «Seus pecados estão perdoados.»  Então os convidados começaram a pensar: «Quem é esse que até perdoa pecados?»  
Mas Jesus disse à mulher: «Sua fé salvou você. Vá em paz!»

Refletindo
Ainda, no capítulo oitavo de Lucas, há uma belíssima narrativa com testemunho de fé:
Jesus ainda estava falando, quando um mensageiro da casa do chefe da sinagoga chegou, dizendo-lhe: «Sua filha morreu; não incomode mais  Mestre.»  Jesus ouviu a notícia,  disse a Jairo: «Não tenha medo; apenas tenha fé, e ela será salva.»  Quando chegou à casa, Jesus não deixou ninguém entrar com ele,  não ser Pedro, João e Tiago, junto com o pai e  mãe da menina.  Todos choravam e batiam no peito por causa dela. 
Jesus disse: «Não chorem: ela não morreu. Está apenas dormindo.» Os presentes começaram a zombar de Jesus, pois sabiam que a menina já 
estava morta.  No entanto, Jesus tomou a menina pela mão e a chamou, dizendo: «Menina, levante-se.»  A menina voltou a respirar, levantou-se no mesmo instante, e Jesus mandou que lhe dessem de comer.  Seus pais ficaram muito admirados. E Jesus lhes ordenou que não dissessem nada a ninguém sobre o que havia acontecido.
Como este, são muitos os testemunhos de fé no Evangelho.  Vamos  meditar sobre isto.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? Nosso coração medita:
Como é nossa experiência de Deus? Tem os dois fundamentos que aparecem no Evangelho de hoje: fé e contato com Deus? Que tipo de contato temos com Deus? Pelo diálogo, na oração? Pela Palavra que lemos e transformamos em vida? Pela Eucaristia onde nos alimentamos do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo? Na pessoa dos irmãos? Na comunidade? No silêncio?

Meditando
Os bispos, em Aparecida afirmaram: "Também o encontramos (Jesus) de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo" (DAp 257).

3.Oração (Vida) 

Meditando, o que o texto desperta em nós? O que nos leva a dizer a Deus?
Nosso coração se encontra com o coração de Deus e
rezamos o Salmo 144, da Liturgia de hoje.
1. Todos os dias haverei de bendizer-vos, / hei de louvar o vosso nome para sempre. / Grande é o Senhor e muito digno de louvores, / e ninguém pode medir sua grandeza. 

2. Uma idade conta à outra vossas obras / e publica os vossos feitos poderosos; / proclamam todos o esplendor de vossa glória / e divulgam vossas obras portentosas! 

3. Narram todos vossas obras poderosas, / e de vossa imensidade todos falam. / Eles recordam vosso amor tão grandioso / e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
 
4. Misericórdia e piedade é o Senhor, / ele é amor, é paciência, é compaixão. / O Senhor é muito bom para com todos, / sua ternura abraça toda criatura.


4.Contemplação (Vida e Missão)
E qual é o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso coração se põe a contemplar e
nosso novo olhar é para perceber hoje, o toque de Deus nas mais simples e diferentes situações.
Recordamos a palavra dos bispos em Aparecida: 
"Nossos povos se identificam particularmente com o Cristo sofredor, olham-no, beijam-no ou tocam seus pés machucados, como se dissessem: Este é "o que me amou e se entregou por mim" (Gl 2,20). Muitos deles golpeados, ignorados despojados, não abaixam os braços. Com sua religiosidade característica se agarram no imenso amor que Deus tem por eles e que lhes recorda permanentemente sua própria dignidade." (DAp 257, 265).

Bênção

Nós precisamos da bênção de Deus. Pedimos a ajuda de São Paulo que nos diz:
- O Deus da paz vos santifique completamente
- Vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo,
 e irrepreensíveis para quando vier o Senhor Jesus Cristo.
-  A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco.  (1Ts 5,23ss).
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Irmã Patrícia Silva, fsp