domingo, 22 de dezembro de 2024

Lc 1,39-45 – Maria visita Isabel - 4º Domingo do Advento - 22 de dezembro de 2024


LEITURA ORANTE


Iniciamos a 4ª semana do Advento. Muitos acendem a 4ª vela da coroa do Advento. 

Rezemos:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
   


  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 
 
2.   Ó vem, como a chuva no chão  
Trazendo fartura de vida e de pão! 
 
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  
Só tua palavra nos salva Senhor!  

4.   Ó vem, como chega a carta querida  
Bendito carteiro do Reino da Vida! 
 
5.   Ó vem, como chega o filho esperado  
Caminha conosco Jesus Bem amado!  

6.   Ó vem, como chega o Libertador  
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
( Zé Vicente)

Invoquemos o Espírito Santo para a nossa Oração da Palavra:

Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 1,39-45.

39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 

Retomando o texto
O evangelista Lucas narra o encontro destas duas mães. Maria, mãe do Filho de Deus e Isabel, mãe do precursor, João Batista. Uma jovenzinha, Maria. E outra, de idade avançada, Isabel. Maria era virgem. Isabel, de idade avançada. Feita a saudação de Maria, Isabel responde profetizando: “Você é a mais abençoada de todas as mulheres. A criança que você vai ter é abençoada também. Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” Nestas palavras, Isabel manifesta fé, reconhece a maternidade e o Messias, quando diz “meu Senhor”. Ao dizer “você é a mais abençoada”, esta bênção traz alegria para Isabel e a seu filho: “a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga”. Esta bênção, fruto da fé, gera uma série imensa de louvores a Deus que Maria expressa no seu cântico. A visita de Maria a Isabel tornou-se a “visita de Deus ao seu povo”, diz o Catecismo da Igreja Católica (717).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando
Recordamos as palavras dos bispos na Conferência de Aparecida: “Nossos povos encontram a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela vem refletida a mensagem essencial do Evangelho. (...)Ela, reunindo os filhos, integra nossos povos ao redor de Jesus Cristo.” (DAp 265).

Diz o Papa Francisco:
“Maria, esta jovem de 16 ou 17 anos, não mais”, “era corajosa. Levanta-se e vai”:
“Coragem de mulher. As mulheres corajosas que existem na Igreja são como Nossa Senhora. Essas mulheres que levam avante a família, essas mulheres que levam avante a educação dos filhos, que enfrentam tantas adversidades, tanta dor, que curam os doentes… Corajosas: levantam-se e servem, servem. O serviço é sinal cristão. Serviço na alegria, esta é a atitude que gostaria de destacar hoje. Há alegria e também serviço. Sempre para servir”.  “Essas duas mulheres se encontram, e se encontram com alegria; era só festa”. (Francisco, 31 maio 2023).
Seria bom se nós aprendêssemos isso, serviço, ir ao encontro dos outros. “Como o mundo mudaria”:
“O encontro é outro sinal cristão. Uma pessoa que se diz cristã e não é capaz de ir ao encontro dos outros, de encontrar os outros, não é totalmente cristã. Seja o serviço, seja o encontro, requerem sair de si mesmos: sair para servir e sair para encontrar, para abraçar outra pessoa. É com este serviço de Maria, com este encontro que se renova a promessa do Senhor, e se atua no presente, naquele presente. O Senhor, teu Deus, está no meio de ti; o Senhor está no serviço, o Senhor está no encontro”, concluiu Francisco.

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezemos, 

Oração a Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem 
bem-aventurada,
ó Maria!
Crestes na mensagem celeste,
e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus
no vosso seio virginal 
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou, então, o dia 
mais feliz da história da humanidade!
Os homens tiveram o Mestre divino,
o Sacerdote único e eterno,
a Hóstia de reparação,
o Rei universal!
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva,
forte, atuante; uma fé que salva e santifica!
Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna.
Ave Maria...


PE. Zezinho, scj

Vou lhe contar uma história de uma jovem chamada Maria, em Nazaré da Galiléia outra igual eu não sei se existia. Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos, só sei que Maria de Nazaré, resolveu se casar com José. Vou começar minha história relembrando as garotas de então, em Nazaré da Galileia o assunto era libertação. Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos, só sei que Maria de Nazaré, resolveu assumir sua fé. Vou prosseguir minha história, relembrando as idéias que havia, em Nazaré da Galileia a mulher muito pouco valia. Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos, só sei que Maria de Nazaré, foi a santa mulher de José. Vou recordar nesta história as batalhas que o mundo hoje trava, em Nazaré da Galileia lá também já se massificava. Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos, só sei que Maria de Nazaré, inda não conhecera José. A jovem senhora um dia recebeu um recado divino, por ela o amor nasceria a verdade seria um menino. Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos, só sei que Maria de Nazaré, aceitou, mas não disse a José. Vou lhe falar da agonia, que nos dois corações se criou, pois ela explicar não podia e o marido, julgar não ousou. Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos, só sei que Maria de Nazaré, mereceu o amor de José. Para Belém noite e dia, caminharam pro recenseamento, ninguém deu abrigo a Maria, não havia mais alojamento. Não sei se eram verdes seus olhos, se tinha cabelos morenos, só sei que no ventre daquela flor, rejeitaram o libertador. Vou terminar minha história, recordando os casais de hoje em dia, em Nazaré da Galileia o divórcio também existia. Não sei se eram verdes seus olhos, não sei se foi loira ou morena, só sei que Maria de Nazaré, foi fiel a seu Deus e a José

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de reconhecimento das maravilhas que Deus faz em cada pessoa que encontrar hoje.
Bênção

Senhor, volta para mim, na maneira simples de chegar.
E que te possa descobrir
em todos os presépios e casas,
em todas as manjedouras e berços,
em todas as Marias e Josés.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Filme que as famílias podem ver na preparação ao Natal