domingo, 10 de maio de 2009

Jo 15,1-8 - Jesus é a videira

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA

LEITURA ORANTE
Preparo-me para Leitura Orante, rezando:
Vinde, Espírito Santo,
e dá-me um novo coração. Amém

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 15,1-8

Jesus disse:
- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
- Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.

Observo o belíssimo símbolo que Jesus utiliza para falar da comunhão com Ele e com o Pai: a videira.
Somos os ramos na Videira que é Jesus.

Lavrador
O lavrador prepara a terra com adubo, prepara as mudas de parreira. Faz o plantio, no tempo certo. E acompanha o desenvolvimento, defendendo a planta de insetos, vendavais, chuvas intensas. Prepara o caramanchão ou a cerca por onde a videira vai estender seus galhos e folhas. Na época certa faz a poda, eliminando os galhos em excesso e os secos. Depois, acompanha a florada e o crescimento dos grãos até que amadureçam. Vem finalmente a maturação e a colheita.O lavrador na comparação de Jesus é o Pai.

A videira
A videira conduz, através do tronco, a seiva para os galhos e estes devem produzir frutos. A videira é Jesus.

Ramo
O ramo ou galho, tem que estar ligado ao tronco.Nós somos os ramos ligados à Videira que é Jesus.Se o galho não permanecer na Videira, não produz frutos.Só unidos a Cristo produzimos frutos.Permanecer em Jesus é estar em união com Ele, disponível e acolhendo a sua graça.

Poda
A videira tem que ter uma poda cuidadosa. A poda é feita no tempo certo. Se os galhos crescerem demais roubam a seiva e a videira não terá o suficiente para frutificar.Somente com a poda é que os frutos se tornarão saborosos.Por isso a poda, mesmo sendo dolorosa, é necessária. Deus usa conosco diversos tipos de poda: perdas, sofrimentos de diversas formas.

Flor
A flor na videira dura muito pouco. Quase não é notada. A sua finalidade não é a ornamentação, mas a produção da uva.

Fruto
A uva que vem em cacho é o fruto da videira. O cacho lembra comunidade, comunhão, união, fraternidade, solidariedade. E que não fica nisto apenas. É saboroso alimento como fruta e transformada em vinho. Dá vida!
De tudo isto, aprendo:
1º Somos muitos ramos nesta Videira, sem privilégios, disputas ou dominações. Bebemos da mesma seiva. Somos uma comunidade de iguais.
2º Estamos em missão. Permanecer em Jesus significa produzir frutos de vida.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
O que falta para vivermos numa comunidade de iguais? É possível que eu permaneça em Jesus sem dar frutos? Se ainda há muita desigualdade, diferenças em nosso meio é porque ainda não vivemos unidos à videira que é Jesus.Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, com a canção do Padre Nei Brasil,
Permanecei em mim

Permanecei em mim,
É teu pedido Senhor,
E eu ficarei em
a tua promessa de amor
Permanecei em mim
É o teu pedido Senhor,
E eu ficarei em vós
É a tua promessa de amor

Minha vida em tua vida
Teu desejo é transformar meu sorriso
Em teu sorriso
Meu olhar em teu olhar.

Faço ainda, uma oração especial a Maria pelas mães
(recordo nomes de mães que conheço e rezo por todas)Ave Maria.....


4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Meu novo olhar é para meu irmão que deve ser mais amado porque, como eu, é um ramo da videira que é Jesus.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.