segunda-feira, 25 de maio de 2020

Jo 16,29-33 - Tenham coragem!




Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 

De 24 a 31 de maio de 2020.
 
TEMA
 
"Gentileza gera Gentileza", inspirado na passagem de Atos 28:2 - relato em que Paulo é gentilmente acolhido após um naufrágio.
 
CARTAZ
 
O cartaz de 2020 foi enviado pela Lílian Santos Gomes, 35 anos, moradora de Porto Alegre-RS. Na arte, vemos mãos de acolhida - representando todos os povos - circundando a peça. Ao centro, temos um bote com migrantes e um barco a acolhê-los, numa alusão às muitas ONGs que, hoje, fazem esse trabalho de resgate no Mar Mediterrâneo e em outras localidades. Corações aquecidos e pombas brancas da paz, que também representam o Espírito Santo, são os outros componentes do desenho... que taz em si o tema da SOUC 2020: Gentileza gera Gentileza.

Mais informações: https://conic.org.br/portal/semana-de-oracao

Oração

Deus do caminho reto, dá-nos sabedoria 
para distinguir o certo do errado.

Que nossos corações sejam guiados pela honestidade 
e em nossos lábios haja a verdade.

Dá-nos coragem para sermos verdadeiros mesmo 
quando outros se voltam contra nós.

Protege-nos contra o desejo de espalhar ideias enganosas; 
ao contrário, ajuda-nos a ser agentes de unidade e paz, 
levando boas novas para todas as pessoas.

Assim oramos em nome de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Jo 16,29-33, e observamos os discípulos dialogando com Jesus.
Então os seus discípulos disseram:
- Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o Senhor veio de Deus.
E Jesus respondeu:
- Então agora vocês creem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
Refletindo
Os ensinamentos de Jesus estão sendo assimilados aos poucos pelos discípulos.  O Mestre sabe que, apesar disso, os seus mais próximos seguidores, se dispersarão, o abandonarão na hora mais decisiva de sua vida, a sua Paixão. A fé os discípulos é ainda muito fraca. Os discípulos entendem intelectualmente, mas na hora de demonstrar isto, na prática, abandonam Jesus. Mas, Ele, prevendo esta fraqueza, os anima, dizendo-lhes que mesmo na deserção dos amigos, Deus não o abandonará: “O Pai está comigo”. E adianta-lhes: “vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Às vezes, também eu entendo a proposta de Jesus, sei quais são os caminhos de Deus, mas não os consigo viver no dia a dia. Quero renovar a fé de que “o Pai está comigo” e, ciente de que Jesus venceu, eu também terei a vitória sobre qualquer mal. 
Meditando
Penso também, com os bispos na Conferência de Aparecida, na unidade dos cristãos: Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1 Jo 1,30 e com seu Filho morto e ressuscitado, na “comunhão no Espírito Santo” (1 Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: “um povo reunido pela unidade do Pai do Filho e do Espírito”, chamado em Cristo “como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”. A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade.” (DAp 155).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e concluo com a Oração de esperança
Deus cheio de graça, tens mostrado tua compaixão e cuidado com toda a criação. Teu amor nos inspira a oferecer esses compromissos para agir com justiça amando outros de todo o coração seja qual for seu ambiente cultural, religioso e étnico. Aceita agora nossas ofertas e as transforma em ação pela unidade da tua Igreja. Assim te pedimos por teu Filho Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo, que contigo vive como Deus uno em todos os tempos e para sempre.
A : Pai Nosso ...


4.Contemplação (Vida e Missão)
Aprendemos que há um jeito adequado para caminhar, de maneira saudável, alegre, enriquecedora, estimulante, a partir do foco  da Palavra de Deus, seguindo os passos da Leitura Orante. 
A Palavra nos capacita para agir juntos sustentando a vida e fazendo deste mundo uma casa justa e pacífica para toda a humanidade.

//Este é o nosso novo olhar que vai iluminar nosso caminho.

Bênção
Para bem vivermos  a Palavra que ouvimos, meditamos e rezamos vamos pedir e receber a bênção de Deus

D Que o Senhor envolva cada um com amor
e faça a bondade fluir de nós.
Que Deus faça arder em cada um a coragem
e nos transforme em agentes de sua justiça e paz.
Que o Senhor nos dê humildade
e perseverança para alimentar a unidade.

 Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
irpatricias@gmail.com