quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jo 12,24-26 - O caminho de Jesus é dar a vida

Morrer para dar a vida!
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que abrem seu coração a Deus, pela rede da internet:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso:
eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leio e observo as recomendações de Jesus.Jo 12,24-26:
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem.

Jesus Mestre fala da "hora". A hora em que o grão de trigo vai morrer para dar a vida. Falava de si mesmo comparando-se ao grão de trigo, à uma semente que, para germinar, precisa ser enterrada e morrer. Assim, Ele será morto, mas ressuscitará. O caminho de Jesus é o caminho do serviço até a entrega da própria vida. Assim quem o segue. "Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira"
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Neste texto está uma profunda explicação para todo cristão sobre o que significa seguir Jesus: servir. Não basta vê-lo ou contemplá-lo como quem assiste a um filme, mas é preciso segui-lo. É preciso assumir o compromisso de carregar com Ele a cruz, morrer com Ele e com Ele ressuscitar. Pergunto-me: é assim meu seguimento do Mestre? Sou uma pessoa comprometida com seu Projeto? Os bispos, em Aparecida, falaram das características do discípulo de Jesus Cristo: "Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos; que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha o espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e um fervoroso missionário." (DAp 292).
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai.
Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?  Como vou vivê-lo na missão? Meu novo olhar é para "ver Jesus", comprometer-me com Ele e levar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx