sábado, 7 de dezembro de 2024

Lc 1,26-38 - Imaculada Conceição - 8 de dezembro - Anúncio do Nascimento de Jesus

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando, 
com todos, ao Espírito Santo:

Espírito Santo,
Amor do Pai e do Filho,
inspirai-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
o que hei de calar,
o que hei de escrever
o que hei de fazer,
como o hei de fazer,
para a vossa glória,
para o bem das pessoas
e a minha própria santificação. Amém


Canção do Advento
Ó vem, Senhor!

Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
  

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!  
2.   Ó vem, como a chuva no chão  
Trazendo fartura de vida e de pão!  
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  
Só tua palavra nos salva Senhor!  
4.   Ó vem, como chega a carta querida  
Bendito carteiro do Reino da Vida!  
5.   Ó vem, como chega o filho esperado  
Caminha conosco Jesus Bem amado!  
6.   Ó vem, como chega o Libertador  
Das mãos do inimigo nos salva Senhor

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Lemos com toda atenção o texto: Lc 1,26-38.

Naquele tempo, 26 no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29 Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”. 38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 

Compreendendo o texto 
O lugar onde acontece este fato é uma pequena aldeia da Galileia: Nazaré. A pessoa a quem Deus envia seu mensageiro é uma jovem como as outras de seu tempo: Maria. Fica preocupada e pede explicações. Por isso, fica sabendo que o que lhe acontecerá é obra do Espírito Santo e que o Menino do qual será Mãe é o próprio Filho de Deus. Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé, faz seu ato de disponibilidade ao Projeto de Deus: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” Aprendo com Maria a buscar perceber os sinais de Deus, a dialogar com Deus, a ouvi-lo, a discernir a vontade de Deus e a dizer “sim”.

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Como acolhemos os “anúncios” de Deus na nossa vida? Muitas vezes o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que nos  faz trocar nossos projetos, outras vezes um problema de saúde, no trabalho, em família. Respondemos com fé e disponibilidade?
O anúncio de Nazaré continua hoje, de muitas formas e através de muitas pessoas.

Meditando

Ajuda-nos a meditar o Papa Francisco. Diz ele: 

"O Evangelho da Solenidade de hoje nos introduz na casa de Maria para nos narrar a Anunciação (cf. Lc 1, 26-38). O anjo Gabriel saúda a Virgem assim: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (v. 28). Ele não a chama pelo nome, Maria, mas com um novo nome, que Ela não conhecia: cheia de graça! Cheia de graça e, portanto, sem pecado, é o nome que Deus lhe dá e que hoje nós celebramos.

Mas pensemos no assombro de Maria: só então Ela descobriu a sua identidade mais verdadeira. Com efeito, chamando-a com aquele nome, Deus revela-lhe o seu maior segredo, que antes Ela ignorava. Algo análogo pode acontecer também conosco. Em que sentido? No sentido que inclusive nós, pecadores, recebemos um dom inicial que encheu a nossa vida, um bem maior do que tudo, recebemos uma graça original. Falamos muito do pecado original, mas também recebemos uma graça original, da qual muitas vezes não estamos conscientes.

De que se trata? Em que consiste esta graça original? Foi o que recebemos no dia do nosso Batismo, que por isso nos fará bem recordar, e também celebrar! Faço uma pergunta. Esta graça recebida no dia do Batismo é importante, mas quantos de vós se lembram da data do vosso Batismo? Refleti sobre isto! E se não vos recordais, quando voltardes para casa perguntai ao padrinho, madrinha, pai ou mãe: “Quando fui batizado, batizada?”. Pois aquela data é o dia da grande graça, de um novo início de vida, da graça original que temos. Naquele dia Deus desceu sobre a nossa vida, e tornámo-nos seus filhos amados para sempre. Eis a nossa beleza original, pela qual nos devemos regozijar! Hoje Maria, surpreendida pela graça que a tornou bela desde o primeiro instante de vida, leva-nos a admirar-nos com a nossa beleza. Podemos captá-la através de uma imagem: a da veste branca do Batismo; ela recorda-nos que, por detrás do mal com que nos manchamos ao longo dos anos, em nós existe um bem maior do que todos aqueles males que nos aconteceram. Ouçamos o seu eco, ouçamos Deus que nos diz: “Filho, filha, eu amo-te e estou sempre contigo, tu és importante para mim, a tua vida é preciosa!”. Quando as coisas não correm bem e desanimamos, quando nos sentimos abatidos e corremos o risco de nos sentirmos inúteis ou errados, pensemos nisto, na graça original. Deus está ao nosso lado, Deus está comigo desde aquele dia".  (Francisco, 8/12/2022)

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos: o Angelus - Oração do Anjo

- O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
- E Ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria…

- Eis aqui a escrava do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a vossa Palavra.
Ave Maria…

- E o Verbo Divino se fez Homem
-  E habitou entre nós.
Ave Maria…

- Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
-  Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos. 
Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, a fim de que, conhecendo pelo anúncio do Anjo,  a Encarnação de Cristo, vosso Filho, cheguemos pela sua Paixão e Morte,  à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.
Glória ao Pai, .....

Agora, cantamos:

Imaculada
Tomaz Filho / F. Fabreti

Refrão:
Imaculada Maria de Deus
coração pobre, acolhendo Jesus!
Imaculada Maria do povo,
Mãe dos aflitos que estão junto à cruz!


Um coração que era sim para a vida
Um coração que era sim para o irmão.
Um coração que era sim para Deus
Reino de Deus renovando este chão!
Refrão

Olhos abertos pra sede do povo
Passo bem firme que o medo desterra.
Mãos estendidas que os tronos renegam.
Reino de Deus que renova esta terra.
Refrão

Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade:
Que os nossos passos se tornem memória
Do amor fiel que Maria gerou:
Reino de Deus atuando na História!

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Queremos hoje perceber melhor os anúncios de Deus e com fé, 
disponibilidade, e com alegria como fez Maria,  vamos dar nossa resposta.


Bênção 
O Senhor nos abençoe e nos guarde!
O Senhor te mostre a sua face e compadeça de nós.
O Senhor volva seu rosto para nós e nos dê a paz!
O Senhor nos abençoe!
Amém!
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp

Mt 9,35-10,1.6-8 - Vocação: convocados não para algo, mas para estar com Alguém! Eserem "divulgadores do céu"

foto:freepik

Em união com todos que se encontram neste ambiente de oração,
iniciamos nossa Leitura Orante, com a
Canção do Advento

Ó vem, Senhor!

Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
  

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!  
2.   Ó vem, como a chuva no chão  
Trazendo fartura de vida e de pão!  
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  
Só tua palavra nos salva Senhor!  
4.   Ó vem, como chega a carta querida  
Bendito carteiro do Reino da Vida!  
5.   Ó vem, como chega o filho esperado  
Caminha conosco Jesus Bem amado!  
6.   Ó vem, como chega o Libertador  
Das mãos do inimigo nos salva Senhor

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 9,35-10.1.6-8, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37 “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1 E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6 “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7 Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” 

Compreendendo o texto
O grande missionário do Pai, Jesus, cumpre sua missão “visitando todas as cidades e povoados”, ensinando nas sinagogas, anunciando o Reino e curando de todas as enfermidades. A multidão a que atendia era muito grande e ele sentiu necessidade de mais missionários. Primeiro, diz ao povo que deve pedir ao “dono da messe” mais operários. Deve orar. Depois, ele faz o chamado aos doze discípulos. Não diz o evangelista que Jesus não lhes deu títulos, um uniforme, paramentos, nem certificados de teologia, carteirinhas ou documentos de identificação. Jesus quis fossem seus "discípulos", que o "seguissem", isto é, que vivessem como Ele viveu. Dedicados a curar doenças, aliviar dores e sofrimentos, a orientar as pessoas  perdidas. Assim nasceu o "movimento de Jesus". Nele o vocacionado é divulgador do céu", como diz Padre Zezinho na sua Cantiga de Sacerdote.
Como dizia o grande teólogo jesuíta Joseph Moingt: "o amor e a salvação são idênticos. A salvação é o amor. O amor é a salvação". Apenas isso.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? 
Fala de vocação, de chamado não para fazer algo, mas para ser de Alguém.
Meditando
 Em Aparecida, os bispos assim refletiram:

"O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Os discípulos não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para “que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar” (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de “ser d’Ele” e fazer parte “dos seus” e participar de sua missão, para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas." (DAp 131).

Sentimo-nos  parte do grupo de Jesus? Como participamos do movimento de Jesus? Nosso estilo de vida e nossas motivações são as mesmas de Jesus Cristo?

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?  
Fazemos nossa oração pessoal e depois, 
Oração a Nossa Senhora da Anunciação

Todas as gerações vos proclamem 

bem-aventurada, ó Maria!

Crestes na mensagem celeste,
e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.

Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus
no vosso seio virginal 
e vos tornastes Mãe de Deus.

Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade!
Os homens tiveram o Mestre divino,
o Sacerdote único e eterno,
a Hóstia de reparação,
o Rei universal!

A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva,
forte, atuante; uma fé que salva e santifica!
Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna.

(Bv. Alberione)
Canção: Foi a minha fé
Padre Zezinho, scj

Foi a minha fé pequena
Mas sincera
Foi a minha fé que me levou
Ao teu coração sereno à minha espera
Foi a minha fé que me levou!

Foi a minha fé que me levou
A dizer: Senhor, aqui estou
Não sei muita coisa
Tenho quase nada
Mas, se me mandas 
Ao povo em teu nome
Em teu nome, ao teu povo
Ó meu Senhor, eu vou

4.Contemplação (Vida e Missão)  
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Jesus Mestre, colocando-nos na sua equipe de evangelização.

Bênção
Bênção de Natal do Papa Francisco
Iluminado pela esperança evangélica 
que provém da gruta humilde de Belém, 
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos: 
para as crianças e os idosos, 
para os jovens e as famílias, 
para os pobres e os marginalizados. 
Nascido para nós, 
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação; 
sustente aqueles que se dedicam 
ao serviço dos irmãos mais necessitados. 
Em nome do Pai...


Irmã Patrícia Silva, fsp