terça-feira, 4 de agosto de 2020

Mt 15,1-2.10-14 - O que é puro e impuro?

LEITURA ORANTE


Preparamo-nos para a Leitura Orante rezando, com todos, 
a oração do bem-aventurado Alberione:
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
A vós, Espírito santificador, 
consagro a minha vontade; 
guiai-me na vontade de Deus
 1.    Leitura  (Verdade
 O que a Palavra diz?
Lemos o texto  Mt 15,1-2.10-14.
Alguns fariseus e escribas vindos de Jerusalém dirigiram-se a Jesus perguntando: "Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? Eles não lavam as mãos quando vão comer!". Jesus chamou a multidão e disse: "Escutai e compreendei. O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro". Então os discípulos se aproximaram e disseram-lhe: "Sabes que os fariseus ficaram indignados ao ouvir as tuas palavras?" Ele respondeu: "Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco". 

Refletindo
A pureza legal dos fariseus e escribas pretendia medir o valor de uma doutrina e sua prática. Sobre isto eles questionam Jesus. Jesus se serve deste questionamento para expor com clareza o seu ensinamento. "O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro". Isto deixou indignados os fariseus, como perceberam os discípulos. E o Mestre diz que eles "são cegos guiando cegos".

2. Meditação  (Caminho)
 O que a Palavra diz pra nós? Como vivemos a nossa fé? Repetimos as tradições? Queremos que as outras pessoas sigam o nosso padrão? Que rezem do nosso jeito, que sigam determinadas fórmulas .... Ou somos livres como Jesus para fazer o bem sempre? Como disseram os bispos, em Aparecida, hoje também há certas posturas radicais e reducionistas que dificultam a clareza da fé cristã: 

"Lamentamos, seja algumas tentativas de voltar a um certo tipo de eclesiologia e espiritualidade contrárias à renovação do Concílio Vaticano II, seja algumas leituras e aplicações reducionistas da renovação conciliar; lamentamos a ausência de uma autêntica obediência e do exercício evangélico da autoridade, das infidelidades à doutrina, à moral e à comunhão, nossas débeis vivências da opção preferencial pelos pobres, não poucas recaídas secularizantes na vida consagrada influenciada por uma antropologia meramente sociológica e não evangélica. Tal como manifestou o Santo Padre no Discurso Inaugural de nossa Conferência: "percebe-se um certo enfraquecimento da vida cristã no conjunto da sociedade e do próprio pertencimento à Igreja Católica"(DAp 100,b).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo 101(102)

O Senhor olhou a terra do alto céu.

1. As nações respeitarão o vosso nome, / e os reis de toda a terra, a vossa glória; / quando o Senhor reconstruir Jerusalém / e aparecer com gloriosa majestade, / ele ouvirá a oração dos oprimidos / e não desprezará a sua prece. – R.

2. Para as futuras gerações se escreva isto, / e um povo novo a ser criado louve a Deus. / Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, / e o Senhor olhou a terra do alto céu, / para os gemidos dos cativos escutar / e da morte libertar os condenados. – R.

3. Assim também a geração dos vossos servos † terá casa e viverá em segurança, / e ante vós se firmará sua descendência. / Para que cantem o seu nome em Sião / e louve ao Senhor Jerusalém / quando os povos e as nações se reunirem / e todos os impérios o servirem. – R.
5. Espreitam-me os maus para perder-me, / mas continuo sempre atento à vossa lei. – R.

6. De vossos julgamentos não me afasto, / porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. – R.

4. Contemplação  (Vida)
 - Qual o nosso  novo olhar a partir da Palavra?
A partir da prática de Jesus, vamos viver hoje  com coerência cristã e rejeitar toda hipocrisia.

 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp