sábado, 13 de junho de 2009

Mt 5,33-37 – O “sim” seja sim, o “não” seja não

Santo Antonio de Pádua
Preparo-me para a Leitura Orante,
hoje, dia de Santo Antonio, rezando:
Santo Antônio, glorioso servo de Deus,
ajudai-nos a encontrar de novo a vida da graça
que o nosso pecado destruiu,
e conduzi-nos à posse da glória
nos foi prometida pelo Salvador.
Isto vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 5,33-37.
- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer." Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. Que o "sim" de vocês seja sim, e o "não", não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.O autêntico discípulo não tem necessidade de jurar para que seja acreditado. O sim do discípulo é sim. O não é não. Não é pessoa que engana. Santo Antonio que hoje comemoramos dizia: "O coração profundo é o coração do que ama, do que deseja, do contemplativo, do desprezador das coisas inferiores. Quando te aproximas de tal coração com passos devotos. Não poderás levar os fardos de outra pessoa, se não depuseres primeiro os teus. Alivia-te primeiro dos teus, e poderás levar os fardos de outrem".

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim,
hoje?
Sou uma pessoa autêntica,
que diz "sim" quando é sim e,
"não" quando é não?

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com todo o povo
Trezena a Santo Antonio
Apresentemos a Jesus as nossas súplicas, a fim de que, por intercessão de Santo Antônio, infunda sobre nós a sua misericórdia.
1. Ó glorioso Santo Antônio que recebeste de Deus o poder de ressuscitar os mortos, acorda o meu coração da preguiça e faz desabrochar uma vida de verdadeira fé.
Glória ao Pai …
2. O sábio Santo Antônio que pela tua Sabedoria foste luz por toda a Igreja e por todo o mundo, iluminai a minha inteligência abrindo-a à verdade de Deus.
3. Ó Santo Antônio rico de piedade que amparas logo os que te invocam, auxilia-me nas necessidades atuais.
4. Ó generoso Santo Antônio que respondeste ao chamamento de Deus, consagrando a tua vida ao serviço do Evangelho, faz que possa escutar docilmente a voz do Senhor.
5. Ó Santo Antônio, modelo de santidade não permitas que a minha existência fique manchada pelo pecado e ajuda-me a viver com modéstia e sobriedade.
6. Ó querido Santo Antônio por cuja intercessão todos os doentes encontram saúde, orienta a minha alma, cura-a das culpas e dos hábitos maus.
7. Ó Santo Antônio que te esforçaste por salvar a todos, conduz-me no mar da vida e dá-me a graça de chegar ao porto da salvação.
8. Ó Santo cheio de compaixão que ao longo da tua vida libertaste prisioneiros, que também eu seja liberto do pecado.
9. Ó Santo dos milagres não permitas que eu me afaste do Amor de Deus e me separe da unidade da Igreja.
10. Ó Santo Antônio solidário com os pobres, que ajudas a encontrar o que se perde, permite que eu nunca perca a amizade com Deus, mas a conserve todos os dias da minha vida.
11. Ó querido Santo Antônio que escutas todos os que por ti clamam, escuta com bondade também a minha oração e apresenta-a a Deus para que seja atendida.
12. Ó Santo Antônio apóstolo incansável da Palavra de Deus, ajuda-me a dar testemunho da minha fé com a palavra e o exemplo.
13. Ó bem-amado Santo Antônio, do Paraíso onde te encontras, olha para as minhas necessidades: a tua língua milagrosa fale a Deus por mim, derrame a sua consolação e seja atendido nos meus pedidos.
- Santo Antônio, rogai por nós.
- E seremos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Deus cheio de misericórdia e eterno, que em Santo Antônio de Lisboa ofereceste ao teu povo um insigne anunciador do Evangelho e um santo solidário com os pobres e os doentes, concede-nos, por sua intercessão, seguir os seus ensinamentos de vida cristã e experimentar, na provação, o auxílio da tua misericórdia. Por Cristo Nosso Senhor.


4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Olho com carinho para o povo em sua fé autêntica e percebo que,“não obstante as debilidades e misérias humanas, a Igreja goza de um alto índice de confiança e de credibilidade por parte do povo. A Igreja é morada de povos irmãos e casa dos pobres.”

Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx