Preparo-me para a Leitura Orante, rezando: 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. 
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo - 
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser. 
Eu vos adoro, amo e agradeço. 
1. Leitura (Verdade) 
Leio atentamente o texto Lc 10,38-42,
 e observo as atitudes e palavras de Jesus
Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:
Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:
- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar. Aí o Senhor respondeu: 
- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.
Entramos agora numa casa que acolhe o pregador. Não é nenhum doutor da lei.  Os doutores daquele tempo não explicavam a lei às mulheres. O pregador é Jesus. Duas irmãs: Marta e Maria.  Jesus ensina.  Enquanto Marta serve, Maria escuta. Jesus chama a atenção de Marta. Não porque serve e trabalha, mas porque estava “ocupada, agitada e preocupada com muitas coisas”. Como na parábola do semeador, as preocupações podem abafar ou impedir a escuta. Maria é elogiada, não por estar sentada, acomodada, mas por ter escolhido “a melhor de todas as coisas, a escuta da Palavra do Mestre”. A escuta da Palavra de Deus deve ter prioridade em relação as nossas ocupações do dia-a-dia. O Evangelho de hoje não conclui qual foi a decisão de Marta, após as palavras de Jesus. Provavelmente foi se acalmar aos pés do Mestre. E, no fim deste momento especial, Maria e Marta foram, juntas, preparar a refeição.
2. Meditação (Caminho) 
Como me organizo em minhas atividades e meus momentos de encontro com Deus? 
Tenho muitas preocupações e agito-me com muitas coisas como Marta? 
Ou, sou capaz de escolher a “melhor parte”, à escuta da Palavra? 
Como Marta implico-me que outras pessoas ficam tranquilas , “sentadas”, em oração ou à escuta da Palavra? Consigo ser uma pessoa ativa e reflexiva, ao mesmo tempo? 
Recordando o que disseram os bispos em Aparecida: "Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, 
como discípulos, uma união íntima com Ele, 
obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância. (DA, 133).
3.Oração (Vida) 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 
Agradeço-te, meu Deus, 
porque me chamaste, 
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia, 
muitas vezes difíceis e pesadas, para aqui me encontrar contigo. 
Dispõe o meu coração na paz e na humildade 
para poder ser por ti encontrado/a e ouvir a tua Palavra.
4.Contemplação (Vida e Missão) 
Meu novo olhar é acompanhado de atenta escuta 
da Palavra de Deus que quer se revelar a cada instante de meu dia.
Bênção Bíblica 
O Senhor o abençoe e guarde! 
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante 
e tenha piedade de você! 
O Senhor lhe mostre seu rosto 
e lhe conceda a paz!’ 
(Nm 6,24-27). 
Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx 
ANO SACERDOTAL – http://2009-10anosacerdotal.blogspot.com



