quinta-feira, 28 de maio de 2009

Jo 17,20-26 – Para que todos sejam um e conheçam o Pai

7a Semana da Páscoa
Preparo-me para a Leitura Orante, invocando o Espírito Santo nas proximidades de Pentecostes:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Jo 17,20-26, e observo as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.
Jesus continuou:
— Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas.
— Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles.


2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Aprendo de Jesus Mestre a orar ao Pai e faço minhas as suas intenções: pelos que vão crer e para que todos sejam um e conheçam o Pai. Como resposta generosa à oração do Senhor “para que todos sejam um” (Jo 17,21), os Papas nos tem incentivado a avançar pacientemente no caminho da unidade(..) Bento XVI abriu seu pontificado dizendo: “Não bastam as manifestações de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espíritos e sacudam as consciências, impulsionando cada um à conversão interior, que é o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo”(DA 234).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e concluo com a Oração da Unidade:
Senhor,
Faze-nos perceber as discriminações e exclusões que marcam a sociedade.
Conduze nosso olhar e ajuda-nos a reconhecer os nossos preconceitos.
Ensina-nos a expulsar todo desprezo de nosso coração, para que apreciemos a alegria de viver na unidade. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Com Bento XVI também eu penso que não bastam as manifestações de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espíritos e sacudam as consciências, impulsionando cada um à conversão interior, que é o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo”(DA 234).
Neste sentido vou convidar alguém para que reze comigo a Celebração que segue.


CELEBRAÇÃO
PARA SER FEITA EM GRUPO OU COMUNIDADE
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009

"Unidos na tua mão." (Ezequiel 37,17)

Canto de Abertura

Momento Novo Deus chama a gente pra um momento novo de caminhar junto com seu povo. É hora de transformar o que não dá mais,Sozinho, isolado, ninguém é capaz. Por isso vem, entra na roda com a gente, também! Você é muito importante! (bis) Vem...

Acolhida (Apresentação dos participantes. Podem apresentar sua igreja ou comunidade).

Introdução

O lema da Semana de oração deste ano - "Unidos na tua mão" - é inspirado no livro do profeta Ezequiel. O profeta vive num contexto de desunião do povo de Deus. Israel estava dividido entre reino do sul e reino do norte. Mas, Deus quer que seu povo esteja unido. Essa é a mensagem do profeta. Unidade não significa o fim da diversidade. Nós sabemos muito bem o quanto é importante afirmar nossa identidade.Cada jeito de ser é um jeito de participar e de contribuir para um mundo melhor, onde a vida possa ser boa como Deus deseja. O que Deus deseja está na sua Palavra que vamos ouvir.

Canto - A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração. (Rm 10,8)

Leitura Ezequiel, capítulo 37, versículos 15 a 28 - Serão um, em tuas mãos

Veio-me uma palavra do Senhor: "Tu, filho de homem, toma um pedaço de madeira e escreve nele: Judá e os filhos de Israel que lhe estão associados. Depois toma outro pedaço de madeira e escreve nele: José - esta será a madeira de Efraim - e toda a casa de Israel que lhe está associada. Aproxima estes pedaços um contra o outro para formarem um só; estarão unidos em tua mão. Quando a gente do teu povo te disser: 'Não queres explicar-nos o que fazes?' lhe dirás: Assim fala o Senhor Deus: Vou tomar o pedaço de madeira de José - que está na mão de Efraim - e das tribos de Israel que lhe estão associadas; eu os encostarei neles, no pedaço de madeira de Judá: farei deles um só pedaço e eles estarão na minha mão. E os pedaços de madeira sobre os quais tiveres escrito estarão na tua mão, à vista deles. Dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Vou tirar os filhos de Israel do meio das nações para onde foram, vou reuni-los de todas as partes e os levarei para seu solo. Farei deles uma nação única, na Terra, nas montanhas de Israel: um rei único será o rei de todos eles; não formarão mais duas nações e não estarão mais divididos em dois reinos. Não se macularão mais com seus ídolos e seus horrores, nem por todas as suas transgressões; eu os livrarei de todos os lugares onde habitam, os lugares onde pecaram. Eu os purificarei, serão para mim um povo e eu serei Deus para eles.

Comentário

Em 2009, os cristãos do mundo inteiro rezam pela unidade "para que estejam unidos em tua mão" (cf. Ez 37,17). Ezequiel - cujo nome significa "Deus o faz forte" - foi chamado para restituir esperança a seu povo, numa situação política e religiosa desesperada que perdurou depois da queda e ocupação de Israel, com o exílio de grande parte de seu povo. Nesta profecia vê-se uma prefiguração da vida nova em Cristo. Unindo os dois pedaços no madeiro da cruz, Jesus nos reconcilia com Deus e humanidade se enche de uma nova esperança! Apesar dos nossos pecados, da violência e das guerras; apesar da desigualdade entre ricos e pobres; apesar de nosso desrespeito à Criação; apesar das doenças, sofrimentos e discriminações; apesar da nossa desunião e das nossas divisões, Jesus Cristo - com os braços abertos na cruz - abraça toda a criação e nos dá o shalom de Deus. Elevado na cruz ele nos atrai para si e nos faz "um" em suas mãos. ( pausa para reflexão em silêncio).


Intercessão

Unimo-nos à oração de Jesus para nossa unidade, para que cessem os preconceitos e discriminações na sociedade, cientes de que a dignidade humana vem de Deus, Pai de todos. A unidade como cristãos reflete, qual sinal, a unidade de todos os seres humanos, amados e criados por Deus como pessoas únicas na sua variedade. Nós cristãos somos chamados a construir o Reino da justiça e do amor, no qual as diferenças sejam respeitadas, pois somos um em Cristo.
Pai Nosso...


Bênção final

Deus, que conhece nossas alegrias, sofrimentos e esperanças, nos guie hoje e sempre. Nele somos encorajados a viver na fé e conduzir uma vida digna e santa, conforme o Evangelho. Amém.

o Senhor vos abençoe e vos guarde. Que o Senhor faça resplandecer sua face sobre vós, e vos seja favorável. Que o Senhor volte para vós a sua face e vos dê a paz. Amém.


Saiba mais: http://www.conic.org.br/index.php?system=news&news_id=841&action=read


Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse o seguinte endereço e preencha o formulário de cadastro - http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx