domingo, 7 de maio de 2023

Jo 14,1-12 - Discipulado e missão segundo o Mestre Jesus


Contemplamos Jesus que se apresenta com a identidade
de Caminho, Verdade e Vida
 Preparamo-nos para este momento de oração, com todos os internautas que  aqui se encontram, rezando:

Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que  eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Jo 14,1-12, e observamos Jesus  que volta a exortar à fé. 

"Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho". Tomé disse: "Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" Jesus respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se me conhecestes, conhecereis também o meu Pai. Desde já o conheceis e o tendes visto". Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta". Jesus respondeu: "Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras. "Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai.

Refletindo
Jesus responde a uma pergunta de Tomé: "Como podemos conhecer o caminho?"
Nesta resposta ele responde fazendo uma completa definição de si: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”. 
Comentando este texto, o Bem-aventurado Tiago Alberione diz: “Estabelecer-se totalmente em Jesus Mestre Verdade (mente), Caminho (vontade) e Vida (sentimento); até chegar à suprema altura da nossa personalidade, ou seja:
não sou eu que penso em Jesus Cristo, não sou eu que amo em Jesus Cristo, não sou eu que quero em Jesus Cristo; é o Cristo que pensa em mim, que ama em mim, que quer em mim”.

Esta é uma espiritualidade integral que está fundamentada  em Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida, o Cristo total, completo para a pessoa inteira, mente, vontade e coração.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? Temos uma espiritualidade? Onde fundamentamos a nossa espiritualidade?  Há tantos métodos bons, baseados na Palavra de Deus. Importante é que tenha um que me leve a viver em Jesus Cristo, ou melhor, que eu deixe Jesus Cristo viver em nós.

Meditando
 Em Aparecida, na V Conferência, os bispos falaram de um método: Olhamos para Jesus, o Mestre que formou pessoalmente a seus apóstolos e discípulos. Cristo nos dá o método: “Venham e vejam” (Jo 1, 39), “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Com Ele podemos desenvolver as potencialidades que estão nas pessoas e formar discípulos missionários. Com perseverante paciência e sabedoria, Jesus convidou a todos para que o seguissem e introduziu aqueles que aceitaram segui-lo no mistério do Reino de Deus. Depois de sua morte e ressurreição, enviou-os a pregar a Boa Nova na força do Espírito. Seu estilo se torna emblemático para os formadores e cobra especial relevância quando pensamos na paciente tarefa formativa que a Igreja deve empreender no novo contexto sócio-cultural da América Latina” (DAp 276). 

A Igreja nos recomenda uma espiritualidade em "sístole e diástole", como o coração, movimento contínuo de entrar e sair. Tudo começa com o "encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte", provoca uma conversão que leva ao discipulado e impele para a missão (Cf Diretrizes Gerais 2019-2023).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, a Jesus Mestre Caminho, Verdade e Vida:
  • Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai a minha fé.
  • Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
  • Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
  • Jesus, caminho de santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
  • Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
  • Jesus Vida, vivei em mim para que eu viva em vós.
  • Jesus Vida, não permitais que eu me separe de vós.
  • Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
  • Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
  • Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante das pessoas.
  • Jesus Vida, que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa  alegria.
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é em busca  do seguimento de Jesus Cristo, com este esquema:
1) caminhando sobre as pegadas (adesão da vontade), 
2) escutando a sua doutrina (adesão da inteligência), 
3) vivendo no seu amor e na sua graça ( adesão do sentimento e do espírito).

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp