quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Lc 1,5-25 - O anúncio do nascimento de João

LEITURA ORANTE


Em união com todos que se encontram neste ambiente,  
iniciamos a Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento

Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
 
   
  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento, 
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!   
2.   Ó vem, como chega a chuva no chão   
Trazendo fartura de vida e de pão!   
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou   
Só tua palavra nos salva Senhor!   
4.   Ó vem, como chega a carta querida   
Bendito carteiro do Reino da Vida!   
5.   Ó vem, como chega o filho esperado   
Caminha conosco Jesus Bem amado!   
6.   Ó vem, como chega o Libertador   
Das mãos do inimigo nos salva Senhor

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Lemos, atentamente, o texto do Evangelho do dia: Lc 1,5-25.

5 Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6 Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7 Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8 Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no templo, pois era a vez do seu grupo. 9 Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no santuário e fazer a oferta do incenso. 10 Toda a assembleia do povo estava do lado de fora, rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. 11 Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12 Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado, e o temor apoderou-se dele. 13 Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14 Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15 porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16 Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17 E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem-disposto”. 18 Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disso? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19 O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20 Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que essas coisas acontecerem, porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo”. 21 O povo estava esperando Zacarias e admirava-se com a sua demora no santuário. 22 Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo. 23 Depois que terminou seus dias de serviço no santuário, Zacarias voltou para casa. 24 Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida e escondeu-se durante cinco meses. 25 Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

Compreendendo o texto
Era o tempo de Herodes, o Grande, como rei de Israel. Ele governou de 37 a 4 a.C. Zacarias era sacerdote. Tinha a missão de, no seu turno, oferecer o incenso no Templo. Isabel, de idade avançada, era estéril. A revelação de Deus acontece a Zacarias quando estava fazendo a oferta do incenso. É o mesmo anjo que anunciará, em seguida, a Maria, o nascimento de Jesus: Gabriel.
O texto diz “anjo do Senhor”, que biblicamente, pode significar uma manifestação visual. Causa temor pelo fato da pessoa se encontrar na presença do divino. Por isso, tanto no anúncio a Zacarias, como a Maria., ele tranquiliza: “Não temas”. Deus é paz. Sua intenção é pacífica. Depois, o anjo faz o anúncio do nascimento do filho que terá o nome de João que significa “O-Senhor-se-compadece”. Este anúncio de alegria não convence plenamente Zacarias que argumenta com o fato de ele e sua mulher estarem muito velhos. Por isso, Zacarias fica mudo até o dia do nascimento de João. E Isabel ficou grávida.

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para nós? Temos fé? Acreditamos que para Deus tudo é possível? Como usamos nossa capacidade de comunicação, de fala?

Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida disseram:
“Damos graças a Deus que nos deu o dom da palavra, com a qual podemos nos comunicar entre nós e com Ele por meio de seu Filho, que é sua Palavra (cf. Jo 1,1). Damos graças a Ele que, por seu grande amor fala a nós como a amigos (cf. Jo 15,14-15). Bendizemos a Deus que se nos dá na celebração da fé, especialmente na Eucaristia, pão de vida eterna, Caminho, Verdade e Vida, em sua totalidade, tem garantida a paz e a felicidade, nesta e na outra vida!” (DAp 26).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? E rezamos com todos:

Senhor Jesus, vivo no meio de nós,
Quero encontrá-lo no meu quotidiano,
Quero ouvir tua voz que me chama pelo nome,
Quero sentir tua presença que me faz testemunhar 
com convicção minha fé.
Amém.

4. Contemplação(Vida/ Missão)

- Qual o nosso novo olhar, a partir da Palavra?
Teremos no olhar a convicção de que na fidelidade ao seguimento de Jesus, Ele nos dará toda luz necessária para testemunhá-lo.


Bênção natalina do papa Francisco
Iluminado pela esperança evangélica 
que provém da gruta humilde de Belém, 
invoco os dons natalícios 
da alegria e da paz para todos: 
para as crianças e os idosos, 
para os jovens e as famílias, 
para os pobres e os marginalizados. 
Nascido para nós, 
Jesus conforte quantos suportam 
a prova da doença e da tribulação; 
sustente aqueles que se dedicam 
ao serviço dos irmãos mais necessitados. 
Em nome do Pai...


Irmã Patrícia Silva, fsp