quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Mc 8,22-26 - Que Jesus nos tome pela mão!

LEITURA ORANTE

"O cego olhou firme e ficou curado;
aí começou a ver tudo muito bem"

Preparamo-nos para a Leitura Orante de hoje,
fechando os olhos por uns instantes e,
colocando-nos na presença de Deus,
pedimos a Ele  que toque em nós,
que toque nossos olhos, no coração de todos
que circulam pelas mídias sociais.

Agora, rezemos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Espírito Santo 
que procede do Pai e do Filho, 
tu estás em mim, falas em mim, 
rezas em mim, ages em mim. 
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra, 
à tua oração, 
à tua ação em mim 
para que eu possa conhecer 
o mistério da vontade do Pai. 
Amém.


1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz? Vamos ler o texto do dia: Mc 8,22-26.

Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou:
- Você está vendo alguma coisa?
O homem olhou e disse:
- Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou:
- Não volte para o povoado!

Refletindo
Agora procuramos compreender melhor o texto do Evangelho. Algumas pessoas com visão levaram o cego a Jesus. O cego assumiu sua cegueira. Deixou-se conduzir pela mão por Jesus;  deixou que o levasse para fora do povoado, e cuspisse nos seus olhos, impondo-lhe as mãos. "Estou vendo as pessoas como se fossem árvores andando", disse o homem. Ele via de forma confusa. Parece que lhe faltava mais luz, nitidez. Então, Jesus impôs de novo as mãos sobre os olhos dele e ele começou a enxergar perfeitamente. A conversão de qualquer pessoa passa também por um processo - vai enxergando aos poucos. Só se converte quem se deixa conduzir por Jesus Cristo, quem se deixa tomar pelas mãos por Ele.

2. Meditação (Caminho) 
- O que a Palavra diz para nós? Também eu, você, confundimos pessoas com árvores, com coisas? O homem via sem nitidez. Às vezes, no olhar da vida, perdemos a nitidez, ou seja, somos permissivos, damos um "jeitinho" e a nossa fé vai ficando descolorida, sem brilho, sem expressão,  sem luz, sem clareza. O apóstolo Paulo, quando perseguia os cristãos, caiu por terra e nada enxergava. Precisou da ajuda de Ananias, esteve três dias sem comer ou beber e sem enxergar. Às vezes, não enxergamos bem dentro de nós. Temos uma espécie de embaçamento que pode ser causado pelo nosso egoísmo, superstições, nossas fraquezas, falta de perdão, inseguranças, mistura de crenças,  inconstância, falta de solidariedade. São como "escamas", como aconteceu com Paulo. Como aconteceu com ele, conosco estas escamas devem cair para enxergarmos melhor e vivemos como cristãos.

Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida: 
"Nossa maior ameaça  é “a fé que vai se desgastando e degenerando em mesquinhez” A todos nós toca “recomeçar a partir de Cristo”. (DAp 12).

E o Papa Francisco fala de outras "cegueiras" que nos impedem de ver Jesus e ir ao seu encontro:

"Uma atitude que nos impede de ir em frente no conhecimento de Jesus, na pertença de Jesus, é a rigidez: a rigidez do coração. Também a rigidez na interpretação da Lei. Jesus repreende os fariseus, os doutores da Lei, por causa desta rigidez (cf. Mt 23, 1-36). Isto não é fidelidade: a fidelidade é sempre um dom a Deus; a rigidez é uma segurança para mim. Lembro-me que, certa vez, entrei na paróquia e uma senhora - uma senhora bondosa - aproximou-se de mim e disse: “Padre, um conselho...” - “Diga-me...” - “Na semana passada, sábado, não ontem, no sábado passado, fomos a um casamento de família: celebrado com uma missa. Era sábado à tarde, e pensamos que com aquela missa tínhamos cumprido o preceito do domingo. Mas depois, a caminho de casa, pensei que as leituras para aquela missa não eram as de domingo. E assim percebi que estou em pecado mortal, porque no domingo não fui à missa, dado tinha ido no sábado, mas a uma missa que não era verdadeira, porque as leituras não eram verdadeiras”. Esta rigidez... E aquela senhora pertencia a um movimento eclesial... Rigidez. Isto afasta-nos  da sabedoria de Jesus; tira a liberdade. Muitos pastores fazem crescer esta rigidez na alma dos fiéis, e esta rigidez não nos deixa entrar pela porta de Jesus (cf. Jo 10, 7). Será mais importante observar a lei tal como está escrita, ou como eu a interpreto, que é a liberdade de ir em frente seguindo Jesus?

Outra atitude que não nos deixa ir em frente no conhecimento de Jesus é a preguiça. Aquele cansaço... pensemos naquele homem na piscina: 38 anos ali (cf. Jo 5, 1-9). Preguiça. Tira-nos a vontade de continuar e tudo se resume em “sim, mas... não, agora não, mas...”, isto leva-nos à tibieza, torna-nos tíbios. A preguiça... é outra atitude que nos impede de continuar.

Outra atitude que já é suficientemente negativa é a clericalista. O clericalista coloca-se no lugar de Jesus, dizendo: “Não, isto deve ser assim e assado...” - “Mas, o Mestre...” - “Deixa o Mestre em paz. Isto é assim e assado, se não fizeres isto assim, não podes entrar”. Um clericalismo que tira a liberdade de fé dos crentes. É uma doença terrível na Igreja: a atitude clericalista.

Depois, outra atitude que nos impede de ir em frente, de entrar para conhecer Jesus e confessar Jesus, é o espírito mundano. Quando a observância da fé, a prática da fé acaba na mundanidade. E tudo é mundano. Pensemos na celebração de alguns sacramentos em certas paróquias: quanta mundanidade existe! E a graça da presença de Jesus não é bem compreendida". HOMILIA DO PAPA FRANCISCO, “Atitudes que impedem de conhecer Cristo”, Terça-feira, 5 de maio de 2020).

É preciso romper tudo isto que nos impede de ver e caminhar. Deixemos que Jesus nos tome  pela mão.
 
3.Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com São Paulo VI:
Oração para pedir a fé
Senhor, eu creio, 
eu quero crer em Ti.
Senhor, faze que a minha fé seja total, 
sem reserva;
que ela penetre no meu pensamento e 
na minha maneira de julgar 
as coisas divinas e 
as coisas humanas.

4. Contemplação (Vida e Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra? Um novo olhar e nova disposição:
Queremos olhar o mundo e as pessoas como são, com o olhar transparente, limpo, livre de distorções.
 
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp