domingo, 3 de setembro de 2023

Mt 16,21-27 – Como seguir Jesus? - 22º Domingo do Tempo Comum


LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
rezando com todos que fazem este momento de encontro com Deus:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
 - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto Mt 16,21-27, e observamos as palavras de Jesus sobre o seguimento.
A partir de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!" Jesus, porém, virou-se para Pedro e disse: "Volte para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!" Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida? Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.

Refletindo
Entre muitos aspectos que podem ser considerados neste texto, tomemos  o  versículo que oferece as características do discípulo: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
“Renuncie a si mesmo”  é a primeira condição. Esta supõe deixar para traz projetos pessoais, as próprias comodidades, sacrificar  as próprias inclinações, em vista de um bem infinitamente maior: a vontade de Deus, seu Projeto. É impossível seguir Jesus buscando em tudo a si mesmo.
Segundo:  “tome a sua cruz”. O discípulo de Jesus tem o mesmo destino de seu Mestre. Precisa aceitar o sacrifício tomar sua cruz e estar pronto a sofrer e morrer como ele. Isto é conversão.
A terceira condição é  seguir Jesus: “e me acompanhe” Seguir significa , antes de mais nada viver como Jesus Cristo viveu. E também, anunciar como ele anunciou.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Somos discípulo/as de Jesus Cristo?
Meditando
Os Bispos da América Latina disseram: A Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê nele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo” (DAp 178,b).
Estou decidi do/a, à conversão? Ou seja, a:
  Renunciar a mim mesmo;
2º Tomar a minha cruz;
3º Seguir Jesus?

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluímos
Mestre:
a tua vida me traça o caminho;
a tua doutrina
confirma e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta e  me acompanha
no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre:
dás exemplo, me ensinas
e me animas no teu seguimento.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Recordando o que disseram os bispos em Aparecida:
"Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância." (DAp 133).
Nosso novo olhar estará atento aos ensinamentos de Jesus e para vivê-los no dia-a-dia.

Bênção
"O Senhor te abençoe e te guarde. 
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti. 
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz" (Nm 6, 24-26). 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp