- A todos nós que nos encontramos em torno da Palavra
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
= Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
= Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Cantamos o motivo de nosso encontro:
Eu vim para escutar
Tua Palavra
Tua Palavra,
Tua Palavra de amor
Eu gosto de escutar
Eu quero entender melhor
O mundo ainda vai viver
(Pe. Zezinho, scj -
Rezamos juntos/as, agora, o Salmo 47:
Recebemos, ó Deus,
a vossa misericórdia no meio do vosso templo.
Vosso louvor se estenda, como o vosso nome,
até os confins da terra;
toda justiça se encontra em vossas mãos
(Sl 47,10s)..
Preparamo-nos para a Leitura,
invocando a Trindade Santa:
Em nome do Pai, do Filho e
do Espírito Santo.
Trindade Santíssima
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja
e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.
presente e atuante na Igreja
e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.
1. Leitura (Verdade)
Vamos à Leitura observando o que diz o texto
Vamos à Leitura observando o que diz o texto
com os três eixos da SINODALIDADE
Lemos atentamente, Mt 11,25-30 e vamos considerar em dois recortes do texto, os dois públicos a quem Jesus se dirige: o Pai e todos o povo cansado
Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras:
25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Vamos ler mais uma vez, observando o que Jesus diz ao Pai e o convite que ele faz a todos os cansados.
Vamos reler em silêncio e destacar algo que mais nos fala. E também recordar outros textos que completam este.
Partilhar se estiver em grupo: aspectos do texto que nos falam de comunhão, participação e missão - eixos da sinodalidade:
Vinde a mim, todos vós (comunhão) que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus (participação), porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (missão).
Refletindo
Jesus nos faz um belo convite: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, seus problemas, suas dificuldades, sua incapacidade de perdoar, de amar, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis e libertadores. A carga que eu ponho sobre vocês é leve.
Refletindo
Jesus nos faz um belo convite: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, seus problemas, suas dificuldades, sua incapacidade de perdoar, de amar, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis e libertadores. A carga que eu ponho sobre vocês é leve.
Jesus fala de cargas pesadas, traduzidas também como "jugo".
O jugo é uma peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima ao pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. É figura da escravidão e da opressão (1Rs 12,4). Estar sob o jugo de alguém é estar sob seu domínio. Ao contrário do "jugo" pesado da lei (Gl 5,1), o jugo de Jesus é fácil de suportar. É libertador.
E é isso que ele propõe para todos quando diz: "Vinde a mim todos!".
E é isso que ele propõe para todos quando diz: "Vinde a mim todos!".
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? Onde buscamos descanso? Onde colocamos nossa esperança, nossa fé? Aceitamos o jugo de Jesus? O povo está cansado. Cansado de quê?
Meditando
Em Aparecida, disseram os bispos: "A história da humanidade, história que Deus nunca abandona, transcorre sob seu olhar compassivo. Deus amou tanto nosso mundo que nos deu seu Filho. Ele anuncia a boa nova do Reino aos pobres e aos pecadores. Por isso, nós, como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas. Os cristãos são portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras" (DAp 29).
A quem Deus revela seus segredos? Quem é capaz de conhecer e reconhecer os mistérios de Deus neste mundo? Estas são as perguntas lançadas implicitamente no texto do evangelho de hoje.
Deus se revela aos simples, aos pequeninos, aos que não têm nenhuma pretensão, aos que se entregam totalmente à ação de Deus na sua vida: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”. Nestas pessoas a graça se frutifica em boas obras para o bem de todos. Essas pessoas produzem algo de bom para a humanidade, pois a graça de Deus flui nelas como a seiva flui do tronco aos ramos a fim de produzirem mais frutos (cf. Jo 15,1-5).
Por que Deus se revela aos simples/pequeninos, e por que os simples/pequeninos têm facilidade de captar as coisas de Deus?
Porque o simples não se louva nem se despreza. Ele é o que é, simplesmente, sem desvios, sem afetação. É a vida sem exageros. O simples não simula nada, pois simular a humildade e a simplicidade significa uma grande arrogância de quem puxa tudo para seu lado para ser centro de atenção. “É mais fácil simular virtudes que possuí-las. Por isso, o mundo está cheio de farsantes” (Santo Agostinho: De mor. Eccl. cath. 1,12). O simples é capaz de reduzir o mais complexo ao mais simples. O presente é sua eternidade, e o satisfaz. “A simplicidade é o ultimo degrau da sabedoria” (Kahlil Gibran).
3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezemos
Pai nosso, que estai nos céus....
Qual nosso novo olhar, nossas atitudes a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com o olhar de Jesus: para o Pai a fim de louvá-lo e para os irmãos cansados, sofridos para deles cuidar.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.