segunda-feira, 15 de maio de 2023

Jo 15,26-16,4ª - O Espírito da verdade é o "presente que Deus nos deu"

LEITURA ORANTE


"Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou." (DAp,18). 
Assim, com estas palavras dos bispos,  invocamos as luzes do Espírito Santo, para todas as pessoas que neste momento, se reúnem na web para orar a Palavra: 
Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. 
Que eu conheça Jesus Mestre 
e compreenda o seu Evangelho. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 
Lemos o texto Jo 15,26-16,4ª , observando como é apresentado o Espírito Santo.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26 “Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27 E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1 Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3 Agirão assim porque não conheceram o Pai nem a mim. 4 Eu vos digo isso para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”

Refletindo
Jesus fala do Auxiliador, também considerado o defensor, o Advogado, o Espírito da Verdade. Recomenda firmeza na fé e agendar também o que acontecerá por anunciarem o Reino: serão expulsos e, alguns até eliminados.  

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para nós, hoje? 
Às vezes, podemos pensar nossa missão apenas como resultados positivos, adesões, alegrias. Jesus alerta que muitas vezes, a mensagem não será acolhida, aceita e também, é rejeitada a pessoa do discípulo e missionário. É difícil, mas devemos ter em consideração também este tipo de reação. Porém, jamais duvidar que o Espírito Santo está conosco.  Somos "morada de Deus".

Meditando
Os bispos, em Aparecida, assim falaram o Espírito: 
“O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele”. (DAp 137).

Recomenda-nos o Papa Francisco
"Não nos esqueçamos: o Espírito está presente, está presente em nós. Ouçamos o Espírito, invoquemos o Espírito. Ele é o presente que Deus nos deu. Diga ao Espírito: 'Espírito Santo eu não sei como é o teu rosto, mas sei que és a minha força, a minha luz, que é capaz de fazer-me caminhar e ensinar-me a rezar. 'Vem, Espírito Santo'. Esta é uma bonita oração". (17 março 2020)

3.Oração (Vida) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos:

Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, 
rosto humano de Deus e rosto divino do homem, 
acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu 
e a alegria de sermos cristãos. 

Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, 
que ilumine as nossas mentes 
e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, 
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, 
e o ardor por anunciar-vos no início deste século. 

E rezemos, ainda, como nos ensina o Papa Francisco:

'Espírito Santo eu não sei como é o teu rosto, 
mas sei que és a minha força, 
a minha luz, 
que és capaz de fazer-me caminhar 
e ensinar-me a rezar.
 Vem, Espírito Santo'.


4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? 
Teremos a mente iluminada pelo Espírito Santo, "com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe e cada um de seus habitantes." (DAp,18)

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Irmã Patrícia Silva, fsp