quinta-feira, 25 de maio de 2023

Jo 17,20-26 - Jesus ora pelos que vão crer

LEITURA ORANTE
Iniciamos, invocando o Espírito Santo:

Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizer,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer,
para procurar vossa glória, o bem das pessoas,

e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda minha confiança está em vós.
O Maria, templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis

Àquele que habita em nosso coração. Amém.

(Cardeal Verdier) 


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Jo 17,20-26, e observamos  as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.
Jesus continuou:
— Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas.
— Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles.

Refletindo
Jesus pede pelos que ainda vão crer nele, por meio da pregação dos apóstolos. Também estes, ele os quer junto de si, na comunhão e na unidade.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Aprendemos de Jesus Mestre a orar ao Pai e fazemos nossas as suas intenções: pelos que vão crer e para que todos sejam um e conheçam o Pai.
Meditando
 Relembro as palavras do bispos na Conferência de Aparecida: “Como resposta generosa à oração do Senhor “para que todos sejam um” (Jo 17,21), os Papas nos tem incentivado a avançar pacientemente no caminho da unidade(..) Bento XVI abriu seu pontificado dizendo: “Não bastam as manifestações de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espíritos e sacudam as consciências, impulsionando cada um à conversão interior, que é o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo(DAp 234).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com os que participam da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 

 Pai Nosso ...
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Com Bento XVI também eu penso que “não bastam as manifestações de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espíritos e sacudam as consciências, impulsionando cada um à conversão interior, que é o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo”(DAp 234).

Bênção final

Vós sois o sal da terra.
Vós sois a luz do mundo.
Que a vossa luz brilhe diante dos outros,
a fim de que vendo vossas boas obras, 
eles glorifiquem o vosso Pai
que está no céu.
Sejam o sal da terra.
Sejam a luz do mundo.
Que a paz do Senhor esteja sempre conosco.
Em nome do Pai, e do Filho e di Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp