quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Mt 18,15-20 - Como tratar alguém que errou

LEITURA ORANTE


Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5s).


Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando, com todos os internautas:

Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, 
ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa realizar
a vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Aleluia, aleluia, aleluia.
Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, / que sou de coração humilde e manso! (Mt 11,29) .Lemos o texto: Mt 18,1-5.10,12-14

 Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?”  Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.  E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.  Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.  Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas para procurar aquela que se perdeu?  Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam.  Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

Vamos refletir
Às vezes, erramos. Os outros também erram. Ninguém está isento de errar, pecar. Jesus ensina como tratar a pessoa que errou na comunidade. O primeiro passo é falar com a própria pessoa, dialogando, ouvindo suas explicações e clareando as causas do erro. Se a pessoa não admite seu erro, o segundo passo: dialogar sobre o fato tendo como testemunhas uma ou duas pessoas. E se a pessoa, ainda assim, recusar a se converter, Jesus sugere o terceiro passo: contar tudo à comunidade. Mas, se ela não ouvir também à Igreja, que seja tratada como um pagão, ou seja, esta pessoa não é cristã, não vive como cristã, não tem porque estar no meio da comunidade. E Jesus fala, por outro lado, da maravilha que é estar juntos, em comunidade, e juntos orar. Ele garante que está no meio deles: "onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles”

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? 

Vamos  meditar
Na Conferência de Aparecida, os bispos afirmaram:
“Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de “autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade” (DAp 248).
É assim que assumimos a Palavra de Deus? É nossa referência que nos motiva à conversão, nos impulsiona à comunhão e solidariedade?

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos  o Salmo  118(119)

Como é doce ao paladar vossa Palavra, ó Senhor!

1. Seguindo vossa lei, me rejubilo / muito mais do que em todas as riquezas. – R.

2. Minha alegria é a vossa Aliança, / meus conselheiros são os vossos mandamentos. – R.

3. A lei de vossa boca, para mim, / vale mais do que milhões em ouro e prata. – R.

4. Como é doce ao paladar vossa Palavra, / muito mais doce do que o mel na minha boca! – R.

5. Vossa Palavra

é minha herança para sempre, / porque ela é que me alegra o coração! – R.

6. Abro a boca e aspiro largamente, / pois estou ávido de vossos mandamentos. – R.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é para reconhecer nossos erros, admiti-los e mudar de atitude, inserindo-nos na comunidade.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp