quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Mc 6,7-13 - Jesus chama e envia à missão

LEITURA ORANTE


Preparamo-nos ao encontro com Deus mediante sua Palavra, rezando
com todos que se encontram hoje nas comunidades e neste espaço:

Vem, Espírito Santo, aos nossos corações,
e concede-nos, por intercessão de Maria,
a graça de ler e reler as Escrituras.
Concede-nos, Espírito Santo,
a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História
e a sua presença de misericórdia.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mc 6,7-13, e observamos pessoas que Jesus chama e o que lhes recomenda.
 Evangelho segundo Marcos
 Naquele tempo, 
7Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 
8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 
10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 
11Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés como testemunho contra eles!” 
12Então os Doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 
13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. 

Refletindo
Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis.  Chamou simples pescadores - Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou os mais capacitados. Apenas, significa que os corações  mais simples estão livres de muitas preocupações. E os chamados recebem o mesmo poder de Jesus: anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males. Rejeitar os apóstolos é rejeitar a salvação.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?
Somos livres para seguir Jesus? Pelo batismo todo cristão é chamado a seguir Jesus de acordo com seu estado de vida. 

Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram deste chamado:
"A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um "sim" que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro "até o extremo" (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: "Te seguirei por onde quer que vás" (Lc 9,57). (DAp 136).

3.  Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos,
Oração pelas Vocações

Jesus Mestre divino, 
que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, 
continuai a passar pelos nossos caminhos, 
pelas nossas famílias, 
pelas nossas escolas, 
e continuai a repetir o 
convite a muitos de nossos jovens. 
Dai coragem às pessoas convidadas.
 Dai força para que vos sejam fiéis 
como apóstolos leigos,
 como sacerdotes, 
como religiosos e religiosas,
 para o bem do povo de Deus e 
de toda a humanidade. Amém
 (São Paulo VI)

Ouvindo e  Cantando:
Atravessar fronteiras, poder romper barreiras
Sem me importar com frio e fome
Para ser sua voz: essa é minha missão

Pregar a paz aos povos, prestar socorro aos corações
Pela Palavra ou em forma de canção
Apesar das lutas que enfrentarei:
eis-me aqui, envia-me!

Usa-me, 
conduz as minhas mãos. 
Usa-me 
e guia os meus pés
E coloca em meus lábios a tua verdade
Usa-me,
 conduz as minhas mãos. 
Usa-me 
e guia os meus pés
Pra levar a esperança além de onde a voz alcança, 
envia-me!

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
"Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo"(DGAE/ CNBB). Nosso novo olhar nos leva a viver a missão de apóstolo e missionário onde quer que estejamos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp