quarta-feira, 21 de junho de 2023

Mt 6,1-6.16-18 - O estilo de Jesus

LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura, rezando com
todos que se encontram em torno da Palavra:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 6,1-6.16-18, e observamos as comparações que Jesus faz.

Jesus disse:
- Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.
- Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
- Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
 - Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa
.

Refletindo
Jesus deixa entrever em várias expressões deste texto, a necessidade de ser discreto. A piedade pode ser deturpada. Mostrar-se religioso, piedoso só para ser visto e louvado pelas pessoas, é valorizar a aparência, é voltar-se para si mesmo, é hipocrisia.
Queria dizer que a verdadeira piedade tem em vista apenas o voltar-se e encontrar o Pai.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração? Quando rezamos, em quem pensamos mais? Em nós mesmos? Ou buscamos unicamente a Deus? Ficamos observando as outras pessoas? Buscamos aparentar que somos pessoas piedosas?
Os bispos, em Aparecida, nos deram orientações para nosso modo de ser como cristãos: 
No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias.” (DAp 139).

O Papa Francisco nos ajuda a refletir. Diz ele: "O profeta Isaias (Is 58, 1-9) explica: “O jejum que me agrada a Deus é este: libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, mandar em liberdade os oprimidos, quebrar toda a espécie de opressão, repartir o teu pão com os famintos, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão”. É verdade: este é o jejum, são as obras de misericórdia. É o que Deus quer de nós. E quando repartires o teu pão com o faminto, introduzires em tua casa alguém que não tem um teto ou que é um migrante, quando procurares roupa para alguém que não a tem e te ocupares disto, jejuas realmente."
A realidade deve estar unida à aparência. "Devo parecer o que sou" 
( L'Osservatore Romano, ed. em português, n. 11 de 12 de março de 2019). 

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Trezena a São Paulo (como 13 são suas Cartas)

Preparando-nos para a Solenidade de São Pedro e São Paulo, 
façamos a Trezena  a São Paulo
(hoje, podemos rezar o item do dia, lendo e meditando a citação bíblica.)

 Introdução
Diz São Paulo: “orai sem cessar” (1Ts 5,17-18)
“Eu me alegro e celebro convosco” (Fl 2,17)
“Em vossas orações e súplicas,
com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos” (Fl 4,6)

Rezemos por intercessão deste grande Apóstolo:

1.  Dia 16/06 -     Que sejamos firmes na fé  (Rm 8,31-39)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

2.  Dia 17 -   Que sejamos uma "nova criatura" (2Cor 5,14-17)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

3.  Dia 18 -     Que sejamos solidários uns com os outros  (Rm 12,9-15)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

4.   Dia 19 - Que vivamos a fidelidade no anúncio de Jesus Cristo (1Cor 15, 1-10)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

5.  Dia 20 -  Que sejamos missionários da Palavra (Rm 10,8-15)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

6.  Dia 21 -  Que vivamos a misericórdia e a bondade (Cl 3,12-17)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

7.  Dia 22 - Que sejamos constantes nas tribulações e angústias (2Cor 6,3-10)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

8.   Dia 23 -  Que vivamos a caridade sem fingimento (2Cor 6, 1-10)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

9.  Dia 24 -   Para que sejamos revestidos pela fé e pelo amor (1Ts 5,8-11)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

10. Dia 25 - Que nossa fé nos fortaleça nas dificuldades (Fl 4,11-13)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

11. Dia 26 -   Que nossa vida seja pela causa de Cristo (Fl 3, 7-14)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

12. Dia 27 - Que vivamos a comunhão com os demais membros do Corpo (1Cor 12,12-21)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

13. Dia 28 - Que nos confirme na sua graça sem limites (Ef 1, 3-14)
Todos/as: Dai-nos, Senhor

Pai nosso...

Oremos: Concedei-nos, Senhor,  ser invadidos/as 
pela mesma luz da fé que iluminou o apóstolo São Paulo 
para anunciar aos povos o vosso amor e a vossa glória.
E que a graça  e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do
Espírito Santo estejam com todos nós” (2Cor 13,11-13).  Amém.
                                                                             
Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei. Eu sei, eu sei em quem acreditei.
4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Os bispos, na Conferência de Aparecida reconheceram e  concordamos com eles:
“A pessoa sempre procura a verdade de seu ser.” (DAp 42).D
evo parecer o que sou. E viver a misericórdia e a bondade.

Bênção

O Papa Francisco nos sugere: "Peçamos esta graça: a coerência entre o formal e o real, entre a realidade e as aparências".
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Patrícia Silva, fsp




.