domingo, 2 de abril de 2023

Mt 21,1-11 - Domingo de Ramos da Paixão do Senhor

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando com todos
os que navegam pela rede da internet:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós.
1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio com atenção, na Bíblia, o texto de hoje, Domingo de Ramos: Mt 21,1-11.
Naquele tempo, Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: "Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! Se alguém vos disser alguma coisa, direis: 'O Senhor precisa deles', mas logo os devolverá'''.
Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta":
Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam:
"Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!"
Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: "Quem é este homem?"  As multidões respondiam: "Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia".

Refletindo
Este episódio é iluminado por três momentos:
1o. Chegada de Jesus, o Salvador. Em Isaias se lê: "Vê o teu Salvador que vem chegando" (Is 62,11b).
2o. A entrada humilde do Messias. "Alegra-te, cidade de Sião; aclama, Jerusalém;olha teu rei que vem chegando: justo, vitorioso, humilde, cavalgando um jumento, cria de jumenta" (Zc 9,9).
3o. Hosana de súplica e aclamação. "Bendito em nome do Senhor aquele que vem! Nós vos abençoamos desde a casa do Senhor. O Senhor é Deus, ele nos ilumina. Ordenai um procissão com ramos." (Sl 118,26-29).
Jesus é recebido como rei messiânico. Ele aceita. Mas, não monta um espetáculo. O jumentinho era símbolo pacífico e manso.
Os gritos de "Hosana",  que eram gritos de socorro, tornam-se então, aclamação. A narrativa diz que, ao entrar Jesus em Jerusalém, a cidade inteira se agitou. e muitos interrogavam: "quem é este homem?" As multidões não tinham dúvida e afirmavam: "é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia".
Não era mais, portanto, uma questão de saber quem era Jesus. Era apenas uma questão de crer e acolher.
2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
A multidão acolheu Jesus,  estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho, cantou-lhe hosanas. Em seguida, esta mesma multidão vai gritar: "Crucifica-o!" Como entender isso? O que faltou? O que aconteceu? Uma multidão manipulada  perde rapidamente suas convicções, muda de lado, muda seus critérios de valor, suas convições, sua fé.
Diz o Papa Francisco:
" No Crucificado, vemos Deus humilhado, o Onipotente reduzido a um descartado. E, com a graça do assombro, compreendemos que, acolhendo quem é descartado, aproximando-nos de quem é humilhado pela vida, amamos Jesus, porque Ele está nos últimos, nos rejeitados, naqueles que a nossa cultura farisaica condena". (Papa Francisco, 28/04/2021).
3. Oração (Vida)
 - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja:
"Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!"

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero viver com coerência a minha fé.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva,fsp