domingo, 26 de junho de 2022

Lc 9,51-62 - Quem olha para trás não serve para o Reino de Deus - 3º Dia da Novena a São Paulo Apóstolo


LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura, agradecendo, 
com todos os que neste espaço digital buscam a Palavra:

Agradeço-te, meu Deus,
porque me chamaste,
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia,
muitas vezes difíceis e pesadas,
para aqui me encontrar contigo.
Dispõe o meu coração na paz e na humildade
para poder ser por ti encontrado/a e ouvir a tua Palavra.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 9,51-62

Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. Então mandou que alguns mensageiros fossem na frente. No caminho eles entraram em um povoado da região de Samaria a fim de prepararem um lugar para ele. Mas os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que ele estava indo para Jerusalém. Quando os seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram:
- O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas?
Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado.
Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus:
- Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.
Então Jesus disse:
- As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
Aí ele disse para outro homem:
- Venha comigo.
Mas ele respondeu:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus disse:
- Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus.
Outro homem disse:
- Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.
Jesus respondeu:
- Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus.

Refletindo
Este texto apresenta dois fatos diferentes, mas que têm certa conexão. Primeiro, Jesus não é acolhido na Samaria. Depois, algumas pessoas dizem querer estar com ele, segui-lo por onde for. Jesus lhes fala de algumas exigências:
- o Filho do Homem é pobre: "não tem onde reclinar a cabeça";
- Outro disse até que seguiria Jesus, mas depois que seu pai morresse. Jesus lhe diz que não se preocupe com isso, mas que venha anunciar o Reino,
- Outro queria despedir-se da família. A este Jesus lhe diz que quem começa a segui-lo e volta para trás não serve para o Reino de Deus.
Duas pessoas tomam iniciativa de seguir Jesus. Outra, é chamada. Nos três casos, exigem-se prontidão, decisão, renúncia e desprendimento. É a cruz que se abraça com o Mestre.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós?
Refletindo
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram:
"Diante do subjetivismo hedonista, Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque "quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25). É próprio do discípulo de Jesus gastar sua vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do individualismo, Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. Jesus nos disse "um é seu mestre e todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas. A própria vocação, a própria liberdade e a própria originalidade são dons de Deus para a plenitude e a serviço do mundo." (DAp 110-11).

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo a oração
Senhor,
que o rebanho
não pereça por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade
dos nossos bispos,
padres e ministros.
Dá perseverança
aos nossos seminaristas.
Desperta o coração
dos nossos jovens
para o ministério pastoral
na tua Igreja.
Amém.
-----------------------------------------------------------------------------------
Façamos a

Novena  a São Paulo Apóstolo (que neste ano celebraremos dia 3 de julho)

 

3º DIA
eu sei eu sei seu sei em quem acreditei

Em  preparação à festa de São Paulo Apóstolo, solenidade litúrgica do martírio de São Pedro e São Paulo, que neste ano celebramos no dia 3 de julho, façamos esta novena com o desejo de que São Paulo nos dê a graça de crescermos no conhecimento e na comunicação de Jesus Cristo.

Se pudermos, acendamos  duas  velas: uma de cor verde, cor da túnica de São Paulo. A cor verde representa a cor da natureza, a cor da vida, do renascimento.  Representa a vitória da vida sobre a morte. Acendamos outra vela de cor vermelha que aparece  do manto de São Paulo. Representa o amor, o sacrifício, o martírio, a oferta da vida por causa de Jesus Cristo.. 

Canto: Aquele que vos chamou (1Ts 5,24)
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou,
É fiel, é fiel, fiel é aquele que vos chamou.

- Antes de rezarmos a oração que segue, apresentemos os nossos pedidos a Deus por intercessão de São Paulo. 

( Coloquemos nossos pedidos e intenções)
-  Agora,   Leiamos a frase do dia, nas cartas de Paulo e façamos um momento de silêncio e reflexão:
1º dia (24) -  Não nos cansemos de fazer o bem  (Gl 6,9)
2º dia (25) - É Cristo que vive em mim (Gl 2,20)
3º dia (26) Se Deus é por nós quem será contra nós?  (Rm 8,31)
4º dia (27) - Ele me amou e se entregou por mim (Gl 2,20)
5º dia (28) - Tudo posso naquele que me dá força  (Fl 4,15)
6º dia (29) - Tudo contribui para o bem daqueles  que amam a Deus (Rm 8, 28)
7º dia (30) - Se alguém está em Cristo é nova criatura  (2 Cor 5,17)
8º dia (01) - Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai (Fl 2,11)
9º dia (02) -  Até que Cristo se forme em nós  (Gl  4,19)

- Agora, podemos lembrar e dizer uma característica que admiramos em São Paulo. 

Oração:  
Ó São Paulo, mestre dos gentios,
olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se
 para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar
a todos com a luz do Evangelho 
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, 
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, 
como o Caminho, a Verdade e a Vida; 
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, 
para que a sua luz resplandeça diante do mundo, 
iluminai, animai e abençoai a todos! 
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Canto:  Por tudo dai graças  (1Ts 5,18 )

- Graça e Paz!

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Diante da vocação à qual somos chamados/as, procuraremos ter atitudes coerentes, de decisão por Jesus Cristo e sua causa.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp