quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Jo 6,37-40 -"Os que creem no Filho têm a vida eterna"

LEITURA ORANTE




Graça e Paz a todos os que se reúnem em torno da Palavra.

Juntos, rezamos ou cantamos o Salmo 94:
(Se, em grupo, pode ser rezado em dois coros ou um solista e os demais repetem)
- Venham, ó nações, ao Senhor cantar (bis)
- Ao Deus do universo, venham festejar (bis)
- Seu amor por nós, firme para sempre (bis)
- Sua fidelidade dura eternamente (bis)
- Toda a terra aclame, cante ao Senhor (bis)
- Sirva com alegria, venha com fervor (bis)
- Nossas mãos orantes para o céu subindo (bis)
- Cheguem como oferenda ao som deste hino (bis)
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito (bis)
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)

 1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, Jo 6,37-40, e identificamos melhor quem é Jesus.
Ele revela  a vontade do Pai: que ninguém se perca. 

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 37“Todos os que o Pai me confia virão a mim, e, quando vie­rem, não os afastarei. 38 Pois eu desci do céu não para fazer a minha von­tade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia” 

Outro texto para o dia 2: Mt 25, 1-13 (as moças e suas lâmpadas)

Refletindo

Deus quer que todos se salvem, que ninguém se perca. Mais ainda: que tenham a  vida eterna. E a única condição é que creiam nele.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Importa que vejamos e estejamos com Jesus. 

Meditando
Pensando na vida eterna, nesta certeza que Ele nos dá, recordamos ainda outras passagens bíblicas onde ele confirma: 
"Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente"  (Jo 10,10). "Eu lhes dou a vida eterna" (Jo 10,28). 
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6). 
"Quem crê, tem a vida eterna" (Jo 6,47). 
"Crendo, tereis a vida por meio dele" (Jo 2031). 
"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (Jo 11,25). 

Os bispos, em Aparecida, falaram desta vida: "O mistério pascal de Jesus é o ato de obediência e amor ao Pai e de entrega por todos seus irmãos. Com esse ato, o Messias doa plenamente aquela vida que oferecia nos caminhos e aldeias da Palestina. Por seu sacrifício voluntário, o Cordeiro de Deus oferece sua vida nas mãos do Pai (cf. Lc 23,46), que o faz salvação “para nós” (1 Cor 1,30). Pelo mistério pascal, o Pai sela a nova aliança e gera um novo povo que tem por fundamento seu amor gratuito de Pai que salva." (DAp 143).

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos o Credo ou outra bela Oração:

Creio na Vida

Creio em Deus, fonte de toda vida

que existe no céu e na terra.

Creio em Jesus Cristo

que habita entre nós

como plenitude de vida.

 

Creio no Espírito Santo, vida do Pai

e do Filho, divinizando a vida humana.

 

Creio no ser humano, que de Deus

recebeu a  vida e é chamado

a transmiti-la e partilhá-la.

 

Creio que o sofrimento é um mistério

e adquire um sentido e redenção

a partir da Paixão, Morte e Ressurreição

de Jesus Cristo.

 

Creio nos profissionais da saúde

instrumentos humanos de cura,

chamados a participar da obra da criação.

 

Creio na vida humana dignificada

pelo Verbo de Deus que se fez carne.

 

Creio na vida,

mesmo quando tecida de mil mortes,

que preparam mil ressurreições.

 

Creio na vida eterna, plenitude e

coroação de todo peregrinar terrestre,

onde estar com Deus é viver e

ser plenamente feliz.

 

Pe. Leo Pessini, camiliano (+2019)



4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? 

Jesus fala de uma forma a não deixar dúvidas em ninguém de que pode se salvar. "De modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim". 
Lembramos e pedimos pelos que sofrem com a guerra, catástrofes, alagamentos e desmoronamentos, a fome, a violência, os terremotos, furacões, as doenças, o abandono.
Dai-lhes, Senhor o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine.
Descansem em paz. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 


Irmã Patrícia Silva, fsp