sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Jo 1,43-51 - Jesus chama

Leitura  Orante



Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem piedade de nós.


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? Lemos Jo 1,43-51.

Naquele tempo,
43
Jesus decidiu partir para a Galileia.
Encontrou Filipe e disse:
"Segue-me".
44
Filipe era de Betsaida, 
cidade de André e de Pedro.
45
Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse:
"Encontramos aquele 
de quem Moisés escreveu na Lei,
e também os profetas:
Jesus de Nazaré, o filho de José".
46
Natanael disse:
"De Nazaré pode sair coisa boa?"
Filipe respondeu: 
"Vem ver!"
47
Jesus viu Natanael 
que vinha para ele e comentou:
"Aí vem um israelita de verdade,
um homem sem falsidade".
48
Natanael perguntou: 
"De onde me conheces?"
Jesus respondeu:
"Antes que Filipe te chamasse,
enquanto estavas debaixo da figueira,
eu te vi".
49
Natanael respondeu:
"Rabi, tu és o Filho de Deus,
tu és o Rei de Israel".
50
Jesus disse:
"Tu crês porque te disse:
'Eu te vi debaixo da figueira?'
Coisas maiores que esta verás!"
51
E Jesus continuou:
"Em verdade, em verdade, eu vos digo:
Vereis o céu aberto
e os anjos de Deus subindo e descendo
sobre o Filho do Homem".
Palavra da Salvação.

Refletindo
Com que alegria Filipe se encontra com Natanael e lhe diz: "Achamos...Jesus". Natanael questiona. E Filipe o convida para ir vê-lo. Jesus diz que ele é um "homem realmente sincero". Não tem falsidade. O nome Natanael significa "dom de Deus". E Natanael manifesta este "dom" quando proclama: " Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!" Mais um detalhe neste relato. Jesus diz que já tinha visto Natanael "debaixo da figueira". A figueira era uma das árvores que simbolizavam o povo de Deus. Sentado, debaixo da figueira, Natanael representava todo o povo que esperava alguém que lhes revelasse o verdadeiro Deus. Esse alguém é Jesus de Nazaré.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Este texto nos revela diversas vocações: a de Filipe, Natanael, a de Jesus e a minha própria vocação. Posso dizer que, como Natanael estou "debaixo da figueira". Represento todo o povo que ainda não conhece Deus, que não conhece ou não segue Jesus Cristo. Sou também convocado/a a proclamar que Jesus é o Filho de Deus. Como vivo esta vocação? Tenho entusiasmo em falar de Jesus às pessoas de meu relacionamento, à minha família, na escola , no trabalho, na comunidade? 
Meditando
Em Aparecida, os bispos disseram: "Conscientes e agradecidos porque o Pai amou tanto ao mundo que enviou seu Filho para salvá-lo (cf. Jo 3,16), queremos ser continuadores de sua missão, visto que esta é a razão de ser da Igreja e que define sua identidade mais profunda."( DAp 373.)

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluimos, com a

Oração pelas Vocações
Jesus, Mestre divino,
que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos,
pelas nossas famílias, pelas nossas escolas
e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos,
como diáconos, padres e bispos,
como religiosos e religiosas,
para o bem do Povo de Deus
e de toda a humanidade.
Amém.
(São Paulo VI )

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é de atenção para perceber onde e a quem podemos falar de Jesus.

Bênção
"O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz" (Nm 6, 24-26).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp