sábado, 6 de janeiro de 2024

Mc 1,7-11 - Jesus é batizado

LEITURA ORANTE
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, 
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, ficai conosco,
aqui reunidos (pela grande rede da internet),
 para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.

Oferecimento do dia

Adoro-vos, meu Deus, amo-vos de todo o meu coração

Agradeço-vos porque me criastes, me fizestes cristão, 

me conservastes a vida e a saúde. 
Ofereço-vos o meu dia: 
que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade. 
E que faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas. 
Livrai-me do pecado, do perigo e de todo o mal. 
Que a vossa graça, benção,
luz e presença permaneçam sempre comigo 
e com todos aqueles que eu amo. Amém.
(Orações da Família Paulina)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
 Lemos  Mc 1,7-11

Naquele tempo,
7
João pregava, dizendo:
"Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.
Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias.
8
Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo".
9
Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia,
e foi batizado por João no rio Jordão.
10
E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo,
e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
11
E do céu veio uma voz:
"Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho meu bem-querer".
Palavra da Salvação.

Reflexão
O batismo de Jesus é considerado a segunda epifania ou manifestação. A primeira foi ao magos. No batismo, Jesus se integra à comunidade cristã e aos judeus presentes. Naquela cerimônia, o que era sinal de arrependimento para o povo, para ele é sinal de justiça. E justiça, na Bíblia, significa, amor de Deus para todos. Para todos! Assim, ungido, Jesus declara sua missão.
Quando Jesus saiu da água, aconteceu a manifestação da Santíssima Trindade: "viu o Espírito de Deus" e ouviu o testemunho amoroso do Pai: "Este é o meu Filho querido".
No Batismo de cada cristão ouve-se também esta proclamação: "Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo".

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? 
O nosso batismo deriva do  batismo de Cristo. Ser batizado é ser enxertado em Cristo, é aceitar a justiça e os desafios provenientes do anúncio do Evangelho. 
Ser imerso na água do batismo é aceitar morrer ao pecado.  

Meditando com a Igreja
Disseram os bispos, em Aparecida: "Ao receber a fé e o batismo, os cristãos acolhem a ação do Espírito Santo que leva a confessar a Jesus como Filho de Deus e a chamar Deus “Abba”(Paizinho!). Como todos os batizados e batizadas da América Latina e do Caribe “através do sacerdócio comum do Povo de Deus”, somos chamados a viver e a transmitir a comunhão com a Trindade, pois “a evangelização é um chamado à participação da comunhão trinitária” (DAp 157).

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Renovamos o nosso Batismo, renovando a nossa fé e nosso compromisso cristão.

Creio em Deus-Pai, todo poderoso,
criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor, 
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, 
nasceu da Virgem Maria
Padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado, 
desceu a mansão dos mortos, 
ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, 
está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso,
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica, 
na comunhão dos Santos, 
na remissão dos pecados, 
na ressurreição da carne, 
na vida eterna.
Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? 

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos viver a nossa vida cristã coerente com nossos compromissos do nosso batismo, em contínua conversão e dando testemunho de nossa fé.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp
https://leituraorantedapalavra.blogspot.com