terça-feira, 25 de julho de 2023

Mt 20,20-28 - Missão do discípulo

Leitura Orante
Iniciamos este momento orando com todos os que estão neste ambiente,
 a oração de Bento XVI:

Senhor, dai-nos sempre
o fogo de vosso Santo Espírito, 
que ilumine as nossas mentes 
e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, 
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos,
e o ardor por anunciar-vos neste mundo.

Andando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que consertavam suas redes. E ele os chamou (Mt 4,18.21).

Filho de Zebedeu e irmão de João, Tiago aparece em todas as listas dos apóstolos. Chamado por Jesus enquanto pescava com seu pai, recebe desafiadora missão: ser “pescador de gente”. Participou intensamente da vida pública do Mestre. Em tempos de perseguição, o rei Herodes Agripa 1º mandou decapitá-lo, o que o fez beber, assim, o cálice do sacrifício e ocupar o primeiro lugar, ao tornar-se o primeiro apóstolo mártir. Deixemo-nos envolver pela grandeza da vida desse apóstolo, inteiramente doada a Jesus e ao Reino.


1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Lemos atentamente, o texto de hoje: Mt 20,20-28. 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus

Naquele tempo, 20 a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”
Refletindo

No caminho para Jerusalém Jesus anuncia a sua morte como consequência de toda a sua vida. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição entre os outros discípulos. O "cálice" de que fala Jesus é o da sua paixão e morte. João e Tiago dizem que podem beber deste cálice também.  Tiago realmente passará pelo martírio. Em Atos 12,2 é narrado que o rei Herodes "mandou degolar Tiago, o irmão de João". Não se concretizou porém, em João. Sabe-se que existe paixão, sofrimento sem chegar ao martírio. Jesus, ao chamar os dez discípulos para perto, fala-lhes que a única coisa importante para o discípulo é segui-lo: servir e não ser servido. Na nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
O nosso ser discípulo é conforme o Evangelho? Somos aquelas pessoas que servem porque seguem Jesus? Somos capazes de viver a radicalidade do Evangelho?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, lembraram o serviço de muitos que, inclusive, dão a própria vida serviço dos demais, como Jesus: 
“Apesar das deficiências e ambiguidades de alguns de seus membros, a Igreja tem dado testemunho de Cristo, anunciado seu Evangelho e oferecido seu serviço de caridade principalmente aos mais pobres, no esforço por promover sua dignidade e também no empenho de promoção humana nos campos da saúde, da economia solidária, da educação, do trabalho, do acesso à terra, da cultura, da habitação e assistência, entre outros. Com sua voz, unida à de outras instituições nacionais e mundiais, tem ajudado a dar orientações prudentes e a promover a justiça, os direitos humanos e a reconciliação dos povos. Isto tem permitido que a Igreja seja reconhecida socialmente em muitas ocasiões como uma instância de confiança e credibilidade. Seu empenho a favor dos mais pobres e sua luta pela dignidade de cada ser humano tem ocasionado, em muitos casos, a perseguição e, inclusive, a morte de alguns de seus membros, os quais consideramos testemunhas da fé. Queremos recordar o testemunho valente de nossos santos e santas, e aqueles que, inclusive sem haver sido canonizados, tem vivido com radicalidade o evangelho e oferecido sua vida por Cristo, pela Igreja e por seu povo.” (DAp 98).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Sendo hoje o Dia de São Cristóvão, dia do motorista rezamos:

Oração do motorista
Senhor, concede-me mãos firmes, olhos atentos, prudência e perfeito controle, 
para que eu possa fazer uma boa viagem e chegar alegre ao meu destino. 
Tu que és o Autor da vida, faze que eu não sofra nenhum acidente, 
não atropele, não fira ninguém e nem seja causa de morte. 
Desperta, Senhor, em mim sentimentos de bom samaritano e de Simão Cireneu. 
Dá-me calma e paciência no tráfego difícil. 
Protege-me de toda imperícia, de todo acidente e de toda desgraça. 
Juntamente comigo, ampara os meus companheiros de viagem. 
Ensina-me a respeitar os sinais, 
a usar do carro para o bem e a moderar-me no desejo da velocidade. 
Que tua graça me acompanhe sempre nas minhas viagens. Amém

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nas relações onde devemos exercer alguma autoridade vamos fazer aquele exercício de serviço, como Jesus.

 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Ir. Patrícia Silva, fsp