terça-feira, 13 de junho de 2023

Mt 5,13-16 - Missão de ser sal e luz! Como?

LEITURA ORANTE
Preparamo-nos para a Leitura Orante, cantando,
com toda a Igreja:

Ó luz do Senhor,
que vem sobre a terra,
inunda meu ser permanece em nós!



1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 5,13-16, e observamos as imagens que Jesus usa no seu discurso.

Aleluia, aleluia, aleluia. 
Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz é o Senhor; / e vai ter a luz da vida quem se faz meu seguidor (Jo 8,12). – R. 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos os que estão na casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

Refletindo

Jesus compara os seus discípulos a sal da terra e luz do mundo. Ambos são símbolos, imagens de coisas muito presentes na vida de todas as pessoas. Sem sal, não se sente o sabor dos alimentos. Sem luz, não se vê nada, nem sombras, nem caminho, nem cores. A vida se torna quase impossível. O discípulo tem esta missão de dar sabor e sentido ao mundo. Dar vida e sentido aos irmãos.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? Sentimos que nossa vida é carregada do sabor da Palavra de Deus, que nossa presença é iluminadora para outras pessoas, aponta caminhos de paz de justiça e de amor?

Meditando
 A Conferência de Aparecida lembra: 
"Jesus propõe entregar a vida para ganhá-la, porque "quem aprecia sua vida terrena, perdê-la-á" (Jo 12,25). É próprio do discípulo de Jesus gastar sua vida como sal da terra e luz do mundo. Diante do individualismo, Jesus convoca a viver e caminhar juntos. A vida cristã só se aprofunda e se desenvolve na comunhão fraterna. Jesus nos disse "um é seu mestre e todos vocês são irmãos" (Mt 23,8). Diante da despersonalização, Jesus ajuda a construir identidades integradas." (DAp 110).

E o Papa Francisco comenta:
"Sal para os outros, luz para os outros, porque o sal não dá sabor a si mesmo, sempre a serviço. A luz não ilumina si mesma, sempre a serviço. Sal para os outros. Pouco sal que ajuda nas refeições, mas pouco. No supermercado, o sal não é vendido em toneladas, não… Pequenos pacotes; é suficiente. E depois, o sal não se orgulha de si mesmo porque não está a serviço de si mesmo. Está sempre ali para ajudar os outros: ajudar a preservar as coisas, a dar sabor às coisas. Simples testemunho.
Portanto, reiterou o Papa, ser cristão de todos os dias significa ser luz “para as pessoas, para ajudar nas horas de escuridão". ( Papa Francisco, 12/06/2018)

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezemos o
Salmo Responsorial: 111(112)

Uma luz brilha nas trevas para o justo, / permanece para sempre o bem que fez. 

1. Ele é correto, generoso e compassivo, / como luz brilha nas trevas para os justos. / Feliz o homem caridoso e prestativo, / que resolve seus negócios com justiça. – R. 

2. Porque jamais vacilará o homem reto, / sua lembrança permanece eternamente! / Ele não teme receber notícias más: / confiando em Deus, seu coração está seguro. – R. 

3. Seu coração está tranquilo e nada teme. / Ele reparte com os pobres os seus bens, / permanece para sempre o bem que fez / e crescerão a sua glória e seu poder. – R.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e "Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14).Passaremos o dia sendo luz, e rezando, pelas pessoas que encontrarmos, com o apóstolo Paulo: "Quando for visitá-las, levarei para vocês muitas bênçãos, a luz de Cristo". (Rm 15,29).

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Irmã Patrícia Silva, fsp