quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Mt 6,1-6- Deus tem uma vontade apaixonada de dialogar com os seus filhos

LEITURA ORANTE


Iniciando este momento tão especial do nosso dia,
sigamos a sugestão do Peregrino Russo:

Senta-te em silêncio e na solidão.
Inclina a cabeça. Fecha os olhos.
Respira suavemente, e olha
através da imaginação,
para dentro do teu coração.
Repete, respirando:
“Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim".
Oremos:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

Preparamo-nos, agora, 
para ouvir e acolher a Palavra na nossa vida. 
Diante da Palavra iluminada, 
abrimos o coração para acolher o que 
Deus tem a nos revelar.

1. Leitura (Verdade)
 Mt 6,1-6

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. 

Refletindo
O Evangelho nos fala de oração: Quando orardes, não sejais como os hipócritas. Nada de hipocrisia.
A oração expressa  uma relação com Deus cheia de amor agradecido. 
O papa Francisco na sua mensagem para esta Quaresma diz que  "Deus tem uma vontade apaixonada de dialogar com os seus filhos". 

Os bispos, na Conferência de Aparecida nos deram orientações para nosso modo de ser  cristãos: 
“No seguimento de Jesus Cristo, aprendemos e praticamos as bem-aventuranças do Reino, o estilo de vida do próprio Jesus: seu amor e obediência filial ao Pai, sua compaixão entranhável frente à dor humana, sua proximidade aos pobres e aos pequenos, sua fidelidade à missão encomendada, seu amor serviçal até a doação de sua vida. Hoje, contemplamos a Jesus Cristo tal como os Evangelhos nos transmitiram para conhecer o que Ele fez e para discernir o que nós devemos fazer nas atuais circunstâncias. (DAp 139)

2. Meditação (Caminho)
. Perguntemo-nos: O que o texto diz para mim? Para nós?
• Deus é Pai que nos ama muito mais do que  poderíamos ser amados.
E eu,  busco unicamente a Deus? Que lugar Deus ocupa na minha vida?
Com sinceridade, reconhecemos que falta algo em nosso coração: ganhamos amor, mas às vezes não queremos dar amor. O que será que está faltando ao nosso coração?
 
Pe. Zezinho nos ajuda a pensar nisso:
Coração alienado - Pe. Zezinho, scj

Meu coração as vezes foge do seu criador
Meu coração as vezes age sem razão
Ganhou amor, mas muitas vezes não quer dar amor
Que será que está faltando pro meu coração?
Talvez lhe falte mais religião!
Talvez lhe falte um pouco de oração
Talvez lhe falte repartir o pão!
Talvez lhe falte ser mais cireneu
Talvez lhe falte um pouco mais de luz
Talvez lhe falte um pouco mais de Jesus
Talvez lhe falte compreender a cruz

3.Oração (Vida)
 Perguntamo-nos agora: O que o texto  nos  faz dizer a Deus? 

Rezamos o Salmo 30(31)

Fortalecei os corações, / vós que ao Senhor vos confiais!

1. Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, / que reservastes para aqueles que vos temem! / Para aqueles que em vós se refugiam, / mostrando, assim, o vosso amor perante os homens. – R.

2. Na proteção de vossa face os defendeis, / bem longe das intrigas dos mortais. / No interior de vossa tenda os escondeis, / protegendo-os contra as línguas maldizentes. – R.

3. Amai o Senhor Deus, seus santos todos, † ele guarda com carinho seus fiéis, / mas pune os orgulhosos com rigor. – R.

4.Contemplação (Vida e Missão)
• Perguntamo-nos, agora: O que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração nos fazem ver diferente e viver?
Qual  o nosso novo olhar a partir da Palavra? 
Nosso olhar novo nos orienta a ações bem concretas relacionadas à vida, à não-hipocrisia, ao amor concreto. 

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp