domingo, 26 de fevereiro de 2023

Mt 4,1-11 - Prioridade para Deus - 1ºDomingo da Quaresma

Leitura Orante


Passo a passo com Jesus a caminho com Jesus
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e atuante na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.


1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Tomamos contato com o texto de hoje, lendo-o, em Mt 4,1-11.
Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo. Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: 
"Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!" 
Ele respondeu: "Está escrito: 'Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'". 
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: 
"Se és Filho de Deus, joga-te daqui abaixo! Pois está escrito: 'Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'".
 Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não porás à prova o Senhor teu Deus'!" O diabo o levou ainda para uma montanha muito alta. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, e lhe disse: 
"Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar". 
Jesus lhe disse: "Vai embora, Satanás, pois está escrito: 'Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto'". Por fim, o diabo o deixou, e os anjos se aproximaram para servi-lo

.O texto apresenta as tentações de Jesus . Inicia dizendo que o Espírito conduziu Jesus para o deserto. Os três evangelistas (Mateus, Lucas e Marcos) têm como principal autor desse retiro no deserto o Espírito.
Jesus vai para o deserto. Deserto significa lugar desabitado, solitário, desamparado, abandonado. No sentido bíblico, deserto era terra da aridez, símbolo da privação de chuva e de fertilidade. É o lugar da purificação e da pobreza.

No deserto Jesus ficou quarenta dias. Este número recorda os quarenta anos do Povo de Deus no deserto, rumo à libertação. Foram quarenta dias em que Moisés permaneceu no alto do Horeb diante de Deus. para receber as tábuas da lei (Dt 9,9).
Na primeira tentação, Jesus estava com fome, o demônio lhe disse: “Se és Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão” (v.3). E Jesus respondeu com a Palavra de Deus: “Está escrito: não só de pão vive o homem” (v.4). Ora, o que está implícito na tentação? Quando a pessoa humana deseja muito obter alguma coisa e ela descobre que pode obtê-la apenas por caminhos contrários à dignidade e ao valor daquilo que deseja, ela continuará a ter a mesma “fome”. Por quê?  A vontade de satisfazer uma necessidade instantaneamente fez com que se esvaziasse a verdade daquilo que desejava. Sentirá de novo a mesma “fome...”, aí repetirá a mesma coisa... como num eterno retorno. Porém, quando aquela “fome” (posta na tentação) foi vencida pela confiança na Palavra de Deus, Ele proverá o alimento na hora certa, da forma certa, sem inverter a realidade das coisas com os valores inerentes a ela. 

Na segunda tentação, o demônio oferece a Jesus poder e glória sobre o mundo se Ele o adorar. Já estamos cientes de que aquilo que o mal oferece com uma mão ele tira com a outra. 

Na segunda, ao desejar obter por caminhos contrários a Deus o objeto desejado, adoramos aquilo que é contrário a Deus. 

Na  terceira tentação o demônio usa da própria Escritura para tentar o Senhor. “O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra” {Sl 90(91),11s}. Jesus disse: Está escrito: “Não tentarás o Senhor teu Deus ({Dt 6,16)” (9-12vs). Não é a letra, mas a Palavra que vence o mal e o pecado. A falsa segurança religiosa se fundamenta na letra; enquanto a letra pode ser usada para consolo ou condenação imediata e, por isso, pode tornar-se um instrumento de poder, a Palavra é o que dá o sentido eterno à vida e à morte.

 As tentações de Jesus eram para desviá-lo de sua missão messiânica.

E os anjos foram servi-lo. O evangelho apresenta prova segura da existência dos anjos, não como mensageiros, mas como seres que servem.

2. Meditação(Caminho)
- E o que a Palavra diz para nós?
Também nós somos tentados como Jesus. Quando as coisas dele ficam pra depois e as nossa coisas valem muito mais.
As tentações sempre estão diante de nós como pedras que se convertem em pão, como aplausos com os critérios do mundo, ou como ídolos que prometem grandezas.
O anúncio de Jesus nos chama à conversão, a colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida. Tudo o mais nos será dado por acréscimo: o necessário para viver.
Agora, num instante de silêncio, verifico se Deus tem o primeiro lugar na nossa vida ou se devemos nos converter, em vista desta prioridade.

                                                   3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Oração CF 2023

 

Pai de bondade,

ao ver a multidão faminta,

vosso Filho encheu-se de compaixão,

abençoou, repartiu os cinco pães

e dois peixes e nos ensinou:

“dai-lhes vós mesmos de comer”.

Confiantes na ação do Espírito Santo,

vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo,

de diálogo, justiça, igualdade e paz;

ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,

sem fome, pobreza, violência e guerra;

livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

Que Maria, nossa mãe,

interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo

em cada pessoa,

sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

Amém.


. Contemplação (Vida)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar será para priorizar Deus em minha vida.

Bênção
Vou mudar meu enfoque em tudo que fizer - estou me convertendo.
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.