sábado, 17 de fevereiro de 2024

Lc 5,27-32 - O convite de Jesus: Venha comigo!

Faça conosco este caminho Passo a passo,  com Jesus, 

Iniciando este momento tão especial do nosso dia,
seguimos a sugestão do místico Peregrino Russo:

Senta-te em silêncio e na solidão.
Inclina a cabeça. Fecha os olhos.
Respira suavemente, e olha
através da imaginação,
para dentro do teu coração.
Repete, respirando:
“Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim". 

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra nos diz?
Vamos ler com atenção: Lc 5,27-32.

Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:
- Venha comigo.
Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus. Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa. Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles. Os fariseus e os mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, ficaram zangados com os discípulos de Jesus e perguntaram:
- Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?
Jesus respondeu:
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas  os pecadores, a fim de que se arrependam dos seus pecados.

Revendo este texto
Jesus chama um cobrador de impostos para segui-lo: Levi.
O Império Romano dispunha pessoas nativas de cada lugar encarregadas de recolher as taxas de impostos que o povo devia pagar ao Imperador. Essas pessoas, eram odiadas pela população por este serviço prestado aos romanos, não eram bem-vistos. Muitas vezes eram exploradores, desviavam o dinheiro e cometiam injustiças aos próprios conterrâneos. Para agravar a situação ligada ao primeiro mandamento os Judeus eram proibidos por lei divina de tocarem as moedas do Império Romano, pois traziam a esfinge do imperador. Por consequência, os cobradores de impostos, que as manuseavam com frequência, eram considerados pecadores públicos, impuros e mal vistos.
 E Jesus vai tomar refeição na casa de Levi. Isto não foi bem visto pelos fariseus que se escandalizavam de Jesus comer com os pecadores, muito mais com um explorador do povo. Esta foi a oportunidade para Jesus dizer-lhes para que veio, ou seja, para salvar os pecadores.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Podemos nos colocar no lugar de Levi e ouvir o convite de Jesus, deixar tudo e seguir o Mestre. Podemos também preparar uma festa e convidá-lo para vir tomar refeição conosco. Podemos ainda colocar-nos no meio dos fariseus e escribas e ficar observando e julgando as atitudes,  pensando  sempre que somos melhores.
Podemos também colocar-nos entre os “doentes”, os que precisam do “médico”, os pecadores que precisam de conversão, voltar-nos ao amor de Jesus..

3. Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com toda Igreja a

Oração da CF 2024

Deus Pai,

vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade 

 Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo. E os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito 

Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da Amizade social e a viver a beleza da Fraternidade Humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências

num caminho de verdadeira penitência e conversão.

Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! 

Conforme a Boa Nova do Evangelho!

Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão,

 indiferença, violência e guerras!

E que Maria, vossa serva e nossa mãe, 

nos eduque para fazermos vossa Santa Vontade!

 Amém.


4. Contemplação (Vida e Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Acolho o convite de Jesus, passarei a viver diante de Deus, na alegria de ser seu filho, sua filha, acolhendo-o na minha casa, vivendo na sua presença,  no meu coração e no coração das outras pessoas.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.