sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Mt 9,14-15 - Estar com Jesus é uma festa! É céu!

LEITURA ORANTE


Iniciamos este momento tão especial do nosso dia,
seguindo a sugestão do místico Peregrino Russo:

Senta-te em silêncio e na solidão.
Inclina a cabeça. Fecha os olhos.
Respira suavemente, e olha
através da imaginação,
para dentro do teu coração.
Repete, respirando:

“Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim".


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.

Preparamo-nos, agora, para ouvir e acolher o que Deus tem a nos dizer neste momento. Diante da Palavra iluminada, abrimos o coração para acolher o que Deus tem a nos revelar.
Leitura  (Verdade)
O que diz a Palavra ? Vamos  ler com calma e muita atenção, o Evangelho de hoje: Mt 9,14-15.

Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do Senhor não jejuam?
Jesus respondeu:
- Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!

Revendo o texto: quem procura Jesus, aqui, são os discípulos de João Batista. Vem esclarecer  a questão do jejum que é  feito pelos fariseus e por eles mesmos. Mas, não pelos discípulos de Jesus.  Por que não?  Jesus responde com uma comparação: podem estar tristes  os convidados de um casamento. enquanto o  noivo está com eles?

O que  o texto quer dizer?
Jesus vem trazer clima de festa, de alegria. O jejum que ele pede não é como o fazem os fariseus. O jejum que ele quer é um coração arrependido, que perdoa e  partilha com os mais necessitados. Estar com Jesus é uma festa! Uma grande festa! É céu! O ato de jejuar nos permite  fazer  a mesma experiência de Jesus, que jejuou no deserto. Vamos passo a passo  com o Senhor entender o sentido deste jejum. Para o pacifista indiano, Mahatma Gandhi jejuar era uma forma de protesto contra a violência praticada contra o seu povo. Um belo sentido: um gesto pela paz!
O profeta Isaías  fala sobre qual jejum que agrada a Deus e qual não agrada. Não agrada a Deus só cuidar dos próprios interesses, explorar a outra pessoa, brigar, ter ódio no coração. Agrada a Deus o jejum que acaba com a injustiça, reparte o pão com quem tem fome, não ignora seu irmão.

MEDITAÇÃO (Caminho)
- E o que a Palavra diz para mim, para você, para nós?

Ouçamos o que disseram os  bispos na Conferência de Aparecida?
“Quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas em compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo". (cf. At 1,8) (DAp 145). 

Este é o  verdadeiro jejum. Esquecer-se  em vista dos outros, das demais pessoas. Sair de si,  ser Igreja em saída.
Foi a paz do amor de Deus, que nos fez capaz,  que nos ensinou a ser o que somos. Sabemos que Deus seguirá nos convertendo, na paz da luz e no amor de Deus.

ORAÇÃO (Vida)
- E o  que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com toda Igreja 

Oração CF 2024 

Deus Pai,

vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade 

 Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo. E os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito 

Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da Amizade social e a viver a beleza da Fraternidade Humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências

num caminho de verdadeira penitência e conversão.

Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! 

Conforme a Boa Nova do Evangelho!

Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, 

indiferença, violência e guerras!

E que Maria, vossa serva e nossa mãe, 

nos eduque para fazermos vossa Santa Vontade!

 Amém.

4. Contemplação (Vida)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Procurarei viver a alegria de ser  filho,  filha de Deus. Proponho viver em clima de festa, me esquecer  em vista das demais pessoas que precisam de atenção, compreensão e apoio.. Vou ser Igreja em saída.
Procurarei vivenciar o jejum recomendado por Jesus com atitudes de perdão e de partilha.
Dia após dia, Senhor de minha vida,
ficarei diante de ti,
face a face!
De mãos juntas, 
ficarei diante de ti, Senhor de todos os mundos,
face a face!
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



Ir. Patricia Silva, fsp
https://leituraorantedapalavra.blogspot.com