Refletindo
Aquele que quiser seguir a Jesus, participar de sua vida e de sua missão, deverá percorrer o mesmo caminho dele, passo a passo com ele. E ainda, renunciar ao poder, ao reino de um messias glorioso e vencedor. A causa é dele, que afirma: quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. Jesus fala aos discípulos que vai sofrer, ser rejeitado, morto e ao terceiro dia ressuscitar.
2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
O texto diz que Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me". Também você, eu, nós podemos seguir Jesus. Este seguimento requer renúncia, busca de justiça e doação da vida por uma boa causa. Podemos afirmar, a melhor causa.
Os bispos, em Aparecida, lembraram muito bem: "Como discípulos de Jesus reconhecemos que Ele é o primeiro e maior evangelizador enviado por Deus (cf. Lc 4,44) e ao mesmo tempo o Evangelho de Deus (cf. Rm 1,3). Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes à voz do Pai, queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos, sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, nele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação."(DAp 103).
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Oração da CF 2024
Deus Pai,
vós criastes todos os
seres humanos com a mesma dignidade
Vós os
resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo. E os
tornastes filhos e filhas santificados no Espírito
Ajudai-nos, nesta
Quaresma, a compreender o valor da Amizade social e a viver a beleza da
Fraternidade Humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e
preferências
num caminho de
verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um
renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo,
justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a
construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e
guerras!
E que Maria, vossa serva e nossa mãe,
nos eduque para fazermos vossa Santa Vontade!
Amém.
4. Contemplação/ Missão (Vida) |
Vamos deixar de lado toda vaidade e reconhecimento humano e ajudar alguém que sofre a carregar a sua cruz e deixar Jesus ser o centro da nossa vida.