sábado, 16 de abril de 2022

Lc 24,1-12 - Vigília Pascal - Jesus ressuscitou! Está vivo!

LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
 - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Lemos atentamente o texto Lc 24,1-12

No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado.  Encontraram a pedra do túmulo removida.  Mas ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus,  e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens, com roupas brilhantes, pararam perto delas.  Cheias de medo, elas olhavam para o chão. No entanto, os dois homens disseram: «Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se de como ele falou, quando ainda estava na Galiléia:  ‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado, e ressuscitar no terceiro dia’.»  Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus.  Voltaram do túmulo, e anunciaram tudo isso aos Onze, bem como a todos os outros.  Eram Maria Madalena, Joana, e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos.  Contudo, os apóstolos acharam que eram tolices o que as mulheres contavam e não acreditaram nelas.  Pedro, porém, levantou-se e correu para o túmulo. Inclinou-se, e viu apenas os lençóis de linho. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

Refletindo
Neste texto aparecem duas testemunhas da Páscoa e um sinal.  O sinal é:  “a pedra tinha sido tirada da entrada do túmulo”. Porém, este sinal por si só não testemunha a Ressurreição. Então, “apareceram diante delas dois homens vestidos com roupas muito brilhantes” e afirmam claramente: “ Por que é que vocês estão procurando entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas foi ressuscitado. Lembrem que, quando estava na Galileia, ele disse a vocês: "O Filho do Homem precisa ser entregue aos pecadores, precisa ser crucificado e precisa ressuscitar no terceiro dia". Era preciso reavivar a memória das mulheres e também a nossa!

2. Meditação(Caminho)
  - O que a Palavra diz para nós?
Perguntamo-nos: o que procuramos? O túmulo vazio, escuro? Ou pelo impulso do amor buscamos descobrir a vida nova, Jesus Cristo vivo na comunidade, na nossa  família?
Meditação
Leio em voz alta para mim e para mais alguém que estiver comigo, o que disseram os bispos em Aparecida: Jesus Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, com palavras e ações e com sua morte e ressurreição inaugura no meio de nós o Reino de vida do Pai,que alcançará sua plenitude num lugar onde não haverá mais “morte, nem luto, nem pranto, nem dor, porque tudo o que é antigo desaparecerá” (Ap 21,4). Durante sua vida e com sua morte na cruz, Jesus permanece fiel a seu Pai e a sua vontade (cf. Lc 22,42). Durante seu ministério, os discípulos não foram capazes de compreender que o sentido de sua vida selava o sentido de sua morte. Muito menos podiam compreender que, segundo o desígnio do Pai, a morte do Filho era fonte de vida fecunda para todos (cf. Jo 12,23-24). O mistério pascal de Jesus é o ato de obediência e amor ao Pai e de entrega por todos seus irmãos. Com esse ato, o Messias doa plenamente aquela vida que oferecia nos caminhos e aldeias da Palestina. Por seu sacrifício voluntário, o Cordeiro de Deus oferece sua vida nas mãos do Pai (cf. Lc 23,46), que o faz salvação “para nós” (1 Cor 1,30). Pelo mistério pascal, o Pai sela a nova aliança e gera um novo povo que tem por fundamento seu amor gratuito de Pai que salva.” (DAp 143).

3. Oração (Vida)
 - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? Rezamos com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição de seu Filho Jesus.
- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!
- Ressuscitou como disse, aleluia!
- Rogai a Deus por nós, aleluia!
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave, Maria...
- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
 - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos cultivar um olhar que descobre  na comunidade a Vida, os sinais de Vida e a presença do Cristo Ressuscitado!
Que nesta Páscoa, a nossa luz, com a luz de todos os irmãos, forme uma só chama com o Cristo ressuscitado!

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp



sábado, 9 de abril de 2022

Lc 19,29-40– Jesus entra em Jerusalém


LEITURA ORANTE



Em sintonia com todos que celebram a Semana Santa, rezamos ou cantamos:

Salmo 23
1.Pelos prados e campinas verdejantes eu vou
É o Senhor que me leva a descansar
Junto as fontes de águas puras repousantes eu vou
Minhas forças o Senhor vai animar

Tu és Senhor, o meu pastor,
por isso nada em minha vida faltará
Tu és Senhor, o meu pastor,
por isso nada em minha vida faltará

2. Nos caminhos mais seguros junto dele eu vou
E pra sempre o seu nome eu honrarei
Se eu encontro mil abismos no caminho eu vou
Segurança sempre tenho em suas mãos.

3. Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou
Um lugar em sua mesa me preparou
Ele unge minha fronte e me faz  ser feliz
E transborda minha taça em seu Amor. 

4. Com alegria e esperança caminhando eu vou
Minha vida está sempre em suas mãos
E na casa do Senhor eu irei habitar
E este canto para sempre irei cantar.

Leitura (Verdade
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente Lc 19,29-40 e observamos as palavras e gestos de Jesus, dos discípulos, do povo e dos fariseus.

29 Quando Jesus se aproximou de Betfagé e de Betânia, perto do chamado monte das Oliveiras, enviou dois discípulos, 30 dizendo: «Vão até o povoado em frente. Quando vocês entrarem aí, vão encontrar, amarrado, um jumentinho que nunca foi montado. Desamarrem o animal e o tragam. 31 Se alguém lhes perguntar: ‘Por que vocês o estão desamarrando?’ vocês responderão: ‘Porque o Senhor precisa dele’.» 32 Os discípulos foram, e encontraram as coisas como Jesus havia dito. 33 Quando eles estavam desamarrando o jumentinho, os donos perguntaram: «Por que vocês estão desamarrando o jumentinho?» 34 Os discípulos responderam: «Porque o Senhor precisa dele.» 35 Então levaram o jumentinho a Jesus. Colocaram os próprios mantos sobre o jumentinho e fizeram Jesus montar. 36 Enquanto caminhavam, as pessoas estendiam os próprios mantos pelo caminho.

37 Quando Jesus estava junto à descida do monte das Oliveiras, toda a multidão de discípulos começaram, alegres, a louvar a Deus em voz alta, por todos os milagres que tinham visto. 38 E dizia: «Bendito seja aquele que vem como Rei, em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto do céu.» 39 No meio da multidão, alguns fariseus disseram a Jesus: «Mestre, manda que teus discípulos se calem.» 40 Jesus respondeu: «Eu digo a vocês: se eles se calarem, as pedras gritarão.»

Não é possível calar a multidão que explode em alegria pelos milagres recebidos de Jesus e cantam louvores ao Pai, ao Filho de Davi. Mas os fariseus estão ali para destilar sua raiva, pedindo a Jesus que mande calar os que expressam alegria.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?

Na descida do monte das Oliveiras, a multidão de Jerusalém aclama Jesus: “Bendito o que vem, o nosso rei, em nome do Senhor!” Mas uma multidão pode ser manipulada e acabar por dizer o contrário. Assim, alguns dias mais tarde, ela gritará: “Morte a este homem! Crucifica-o!” Jesus não quer calar a multidão que o  aclama, porque, se eles se calam, as pedras falarão! Será um malfeitor, crucificado junto dele, que O reconhecerá como rei: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres com a tua realeza”. Será um centurião, um pagão do exército romano, a fazer um ato de fé: “Realmente este homem era justo!” As pedras não terão necessidade de gritar, porque estes dois homens recusaram calar-se: já o Espírito os animava e fazia-os dizer a verdade. Quanto a Jesus, é por ter dito a verdade que é levado à morte. De fato, a verdade incomoda… O trono que espera este rei é a cruz e a sua coroa será de espinhos: na fraqueza manifestar-se-á o poder de Deus, o poder do Amor!

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos louvando ao Senhor como o povo que o acompanhou

Hosana hei, Hosana ha
Hosana hei, Hosana hei
Hosana ha (bis)


1. Ele é o Santo, é o filho de Maria
É o Deus de Israel
É  o filho de Davi. 

Hosana hei, Hosana ha
Hosana hei, Hosana hei
Hosana ha (bis)

2. Vamos a ele com as flores dos trigais
Com os ramos de oliveira
Alegria e muita paz

3- Ele é o Cristo, é o Unificador.
É hosana nas alturas, é hosana no Amor.

4. Santo é o Seu Nome, é o Senhor Deus do Universo,
Glória a Deus de Israel, nosso Rei e Salvador.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, com a Igreja da América Latina,
"louvamos a Deus porque Ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida (cf. Jo 6,35)”. (DAp 106).

 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Ir. Patrícia Silva, fsp