domingo, 21 de novembro de 2021

Jo 18,33b-37 - O Reino da Verdade

LEITURA ORANTE

Preparamo-nos para a Leitura Orante, 
fazendo uma rede de comunicação e comunhão 
em torno da Palavra 
com todas as pessoas que se encontram 
neste ambiente digital. 
Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


Oração a Cristo Rei
Pai Santo, Vosso Amor
Misericordioso nos deu o Vosso Filho
Amado Jesus Cristo, Nosso Redentor.
Proclamamos Jubilosos:
“E o Verbo se fez carne e habitou entre
nós”, para nos devolver a inteireza da
dignidade humana
e nos salvar por sua morte na cruz
e ressurreição.
Pelo Espírito Santo, dom de amor,
congregais vosso povo santo, na Igreja.
Somos vossa Igreja peregrina anunciando
o Evangelho da Vida a caminho do Reino definitivo,
comprometidos na construção da
sociedade solidária e da cultura
da vida, da justiça, do amor e da paz!
Com Jesus, Cristo Rei, queremos
ser fieis ao Projeto do Pai.

Amém!

1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente  Jo 18,33b-37

Pilatos tornou a entrar no palácio, chamou Jesus e perguntou:
- Você é o rei dos judeus?
Jesus respondeu:
- Esta pergunta é do senhor mesmo ou foram outras pessoas que lhe disseram isso a meu respeito?
- Por acaso eu sou judeu? - disse Pilatos. - A sua própria gente e os chefes dos sacerdotes é que o entregaram a mim. O que foi que você fez?
Jesus respondeu:
- O meu Reino não é deste mundo! Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus seguidores lutariam para não deixar que eu fosse entregue aos líderes judeus. Mas o fato é que o meu Reino não é deste mundo!
- Então você é rei? - perguntou Pilatos.
- É o senhor que está dizendo que eu sou rei! - respondeu Jesus. - Foi para falar da verdade que eu nasci e vim ao mundo. Quem está do lado da verdade ouve a minha voz.


Refletindo
Pilatos interroga Jesus. Seu questionamento é político. O evangelista João pouco falou  do Reino de Deus, mas neste diálogo com Pilatos, faz uma teologia da realeza do Mestre. E Jesus responde às perguntas definindo que tipo de Reino é o seu. Os adversários de Jesus não compreendiam e não lhes era conveniente crer no Reino de Jesus, que consistia claramente em cumprir o Projeto do Pai. Isto porque, primeiro, é um Reino que não é deste mundo. É muito mais, é de Deus. Depois, é um Reino da verdade. E Jesus afirma que esta é sua missão, e foi para isto que nasceu. Sendo um Reino da verdade, não pertence a ele a hipocrisia, a mentira, a falsidade, a corrupção, as segundas intenções, a fraude. Era difícil de compreender.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?

Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, lembraram:
Jesus Cristo é o Reino de Deus que procura demonstrar toda sua força transformadora em nossa Igreja e em nossas sociedades. N'Ele, Deus nos escolheu para que sejamos seus filhos com a mesma origem e destino, com a mesma dignidade, com os mesmos direitos e deveres vividos no mandamento supremo do amor. O Espírito colocou este germe do Reino em nosso Batismo e o faz crescer pela graça da conversão permanente graças à Palavra de Deus e aos sacramentos." (DAp, 382).

E nós nos interrogamos: Como nos sentimos como pessoas batizadas, membros do Reino de Deus? Sentimos que onde vivemos são respeitados os direitos e deveres? Vive-se a verdade?  Vivemos numa constante conversão ao Reino?

3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, espontaneamente, com salmos e concluimos com a oração:
Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.


4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? 
Sentimo-nos discípulos/as de Jesus? Cumprindo o Projeto do Pai?
Nosso olhar deste dia será iluminado pelo Reino proposto por Jesus.
Rezamos, finalizando:
Jesus e Maria, dai-nos a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


Irmã Patrícia Silva, fsp